Shounen: Entenda o significado


A demografia shounen

Olá meus caros otakus e nerds dessa imensidão da internet! Se você gosta de animes, provavelmente já percebeu que eles têm muitas histórias que seguem estruturas parecidas uns com os outros, e isso é completamente normal, assim como os filmes, os animes também tem diversos estilos destinados para um público alvo específico.

Talvez o mais popular, e com certeza o mais conhecido no ocidente, são os animes produzidos para o público jovem, são os chamados animes shounen, que inclusive quer dizer exatamente isso, “jovem” em japonês. A demografia shounen, que é o público alvo dessas obras, basicamente movimentam a maior parte da indústria dos animes que chegam até nós no ocidente.

Animes shounen conhecidos

Esses são os casos de animes como “Dragon Ball”, “Cavaleiros dos Zodíaco”, “Yu Yu Hakusho” e tantos outros. Como o próprio nome diz, são animes voltados para um público mais jovem, por isso geralmente contém muita ação, lutas, demonstração de poderes e como eu gosto de dizer, a boa e velha cena épica, quando um herói derrota o vilão.

Mesmo animes como “Death Note” e “Code Geass”, que são muito conhecidos por suas histórias cheias de reviravoltas e batalhas mentais também se encaixam nessa categoria, o que mostra que shounen não necessariamente são feitos para crianças, na verdade, é bem o contrário disso, apesar de serem animes com abordagens geralmente simples, não são infantis só por causa disso.

Personagem “L” de Death Note, extremamente popular
Personagem “L” de Death Note, extremamente popular

Público alvo dos shounen

Um bom exemplo, mesmo sem citar Death Note, é o clássico Dragon Ball. Apesar de o anime ter uma história simples, que foca na aventura e na amizade, podendo inclusive ser assistido por uma criança (pelo menos depois dos cortes feitos pelas emissoras kkk), ele definitivamente não foi feito para um público exclusivamente infantil.

Logo em seu início Dragon Ball mostra diversas cenas de tortura, sofrimento e ferimentos graves, além de ser recheado de um humor que, muitas vezes era bobo e infantil, mas também muito ácido, no qual não seria sequer entendido por uma criança. Então para que público Dragon Ball era direcionado? A resposta para essa pergunta é simples, para aqueles que não eram crianças, mas também ainda não eram adultos.

Você pode gostar:  Jujutsu Kaisen - Confira o Vazamento de 2 Action Figures Insanas

Ou seja, a demografia shounen são os adolescentes, são para eles que esse tipo de anime é produzido, e não surpreende em nada esse público ser o maior consumidor de animes e mangás, pois é quando as pessoas têm mais tempo para consumir esses produtos por isso o consome em grande quantidade, ou pelo menos já foi assim, porque tudo indica que os tempos mudaram, e com a chegada dos streamings, muitos outros públicos são atingidos da mesma maneira hoje em dia.

Então, fica claro o público alvo desse tipo de anime e de mangá, mas não é porque existe um público alvo, que o conteúdo se restringe somente a ele não é? Ainda mais atualmente onde o acesso está muito mais fácil do que tempos anteriores, a verdade é que o shounen acaba atingindo toda a comunidade Otaku, por que é aqui que se concentra uma variedade gigantesca de animes com extrema qualidade e potencial de agradar a todos os públicos.

O clichê funciona

Luffy, protagonista do aclamado anime “One Piece”
Luffy, protagonista do aclamado anime “One Piece”

Esses animes seguem um roteiro que tem uma estrutura muito bem definida  e parecida entre si, temos sempre um personagem com uma infância marcada por algum trauma, geralmente a perda de um ou os dois pais, que tem uma perseverança invejável, que acaba se tornando o centro de uma aventura para salvar uma parte, ou até muitas vezes, toda a humanidade.

Nada mais do que a famosa jornada do herói que é tão recorrente em Hollywood, o mocinho que passa por uma jornada de aventura e aprendizado que fazem dele a pessoa que tem as armas corretas e o potencial de salvar os seus amigos, sua cidade, seu mundo, sua galáxia e assim por diante.

Os animes shounen não diferem desses filmes Hollywoodianos que tanto vemos no cinema, também acabam tendo todos esses mesmos clichês, por isso apresentam histórias focadas em combate, o bem contra o mal, crescimento em meio às batalhas, o valor da amizade, da união e de nunca desistir.

Histórias que podem até ser chamadas de manjadas, mas com toda certeza cativantes, afinal já diz o ditado: “O clichê só existe porque funciona”, é por isso que a maioria dos animes e mangás shounen serão uma fonte muito grande de diversão e entretenimento, mesmo que não traga uma história tão aprofundada e não surpreenda em nada quem a acompanha.

Você pode gostar:  9 animes parecidos com Kono Subarashii Sekai Ni Shukufuku Wo! (2016)

E isso acaba sendo muito bom, pois é uma jornada muito divertida de se acompanhar, na certeza de que por mais que a coisa esteja feia, tudo sempre vai acabar bem no final, e ficamos na expectativa do que o autor vai nos apresentar como a solução daquele embate a batalha que parece sem solução no decorrer da história.

Aquilo que se destaca no clichê

Meruem x Netero, famoso embate dentro do anime “Hunter x Hunter”
Meruem x Netero, famoso embate dentro do anime “Hunter x Hunter”

Agora, se podemos falar de clichê no shounen, também podemos falar nas obras que se sobressaem, como esse estilo possui muitas obras (muitas mesmo!), as obras que se destacam acabam se tornando clássicas obras-primas dos animes e mangás. A maioria das pessoas entrou no mundo dos animes através de um shounen, por isso se deliciaram com histórias divertidas, e depois disso acabam se aventurando para outros estilos.

São obras que se destacam que acabam rompendo barreiras de países e nações, para que possam apresentar esse mundo novo a quem não conhece, e essas obras fazem com que valha a pena cada minuto de atenção a sua história, porque em meio a tantos animes parecidos, é possível se ver bem aquilo que é apresentado de maneira diferente.

Um anime que foge muito do clichê, por exemplo, mas que ninguém hoje percebe é o próprio Dragon Ball Z, que chegou  ao ponto de matar seu protagonista no meio da história, além de apresentar sempre personagens mais fortes que ele dentro do seu universo, além de que quase tudo em Dragon Ball Z não tinha referência quando ele foi criado, então também não pode ser chamado simplesmente de clichê.

Outro anime shounen de extrema qualidade é “Hunter x Hunter”, que apesar de shounen de corpo e alma, apresenta a história de uma maneira totalmente inovadora, tanto no mangá quanto no anime, com narrações aparecendo no meio de um episódio, ambientação extremamente aprofundada, personagens com a personalidade muito bem trabalhada e muito dinamismo e fluidez na história.

Você pode gostar:  Netflix redesenha a interface de usuário para os perfis infantis

Os próprios Death Note e Code Geass são animes que não apostam simplesmente na emoção de uma boa pancadaria, mas também exploram aspectos psicológicos e polêmicos que chegam a dividir o público que acompanha a história em um embate entre quem é bom e quem é mal.

Shounen na atualidade

Sukuna possuindo o corpo de Itadori em “Jujutso Kaisen” um sucesso recente do universo Shounen
Sukuna possuindo o corpo de Itadori em “Jujutso Kaisen” um sucesso recente do universo Shounen

Esse estilo é sempre o carro chefe quando se trata no lançamento de animes dos estúdios, como são os mais consumidos, são também aqueles animes em que o investimento é maior, por isso geralmente possuem histórias mais longas (às vezes isso é bom, às vezes não), tendo assim inúmeras temporadas sendo lançadas, durante anos.

Atualmente animes que representam esse estilo e estão fazendo muito sucesso tendo também tem muita qualidade e podem ser citados: Attack on Titan, Demon Slayer, Jujutso Kaisen, My Hero Academia e alguns outros.

Todos esses são animes que além de trazer muito público para o mundo dos animes ainda tem extrema qualidade por parte de roteiro e animação para quem os acompanha, Attack on Titan inclusive pode se encaixar na categoria dos animes que fogem totalmente dos clichês e dividem o público assim como Death Note e Code Geass um dia fizeram.

Concluindo

Além dos clássicos e atuais, animes shounen estão sempre nas listas de melhores animes, tanto de veículos de mídia quanto em listas pessoais dos otakus, pode-se citar alguns que se destacam como: Re:Zero, FullMetal Alchemist, Bleach, Naruto, One Piece, Samurai X e muitos, muitos outros animes que são aclamados pela sua qualidade dentro desse estilo tão legal de se ler.

“Fullmetal Alchmist” dentre os mais aclamados animes shounen
“Fullmetal Alchmist” dentre os mais aclamados animes shounen

Continue acompanhando a Pousada Nerd para não perder nenhum dos nossos conteúdos sobre animes e mangás, e não deixe de dar sua sugestão nos comentários, qual o seu anime shounen preferido?

Qual o estilo que mais te agrada entre os animes?

Concorda com o post ou acrescentaria algum anime que mereceria destaque?

Atenciosamente
Júlio Bernardes

Júlio César Bernardes

Fascinado por livros de fantasia, aventura e investigação, mas sempre pronto a experimentar novidades, penso que um livro é um roteiro de um filme que se passará em nossa mente, na qual seremos diretores, atores e produtores

2 thoughts on “Shounen: Entenda o significado

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Postagens recentes