Um pouco da História de Stephen King

Stephen King: Livros virando Filmes

Você conhece obras clássicas como “It a Coisa”, “Um Sonho de Liberdade”, “Conta Comigo” e “O Nevoeiro”? Sabe o que esses filmes têm em comum? Assim como “O iluminado”, todos esses filmes são baseados em livros, livros esses escritos pelo mesmo autor, o grande e aclamado Stephen King!

Qual será o segredo para ele gerar tão boas obras que acabam sendo adaptadas para o cinema tendo o mesmo sucesso?

Stephen King nascido em 1947 pode ser considerado o autor de maior sucesso vivo no mundo! Ele tem diversas obras que são aclamadas, e o que chama a atenção é que seus livros parecem ser a receita do sucesso para qualquer adaptação para o cinema, já que praticamente todos os filmes baseados em suas obras conseguem um considerável sucesso.

Por quê Stephen King é um grande autor?

Um grande autor - Stephen King
Um grande autor – Stephen King

King tem um jeito genial de escrever, todas as suas obras têm uma influência gigantesca no mundo literário, e não tem como não conhecê-lo se você for um grande fã de literatura, isto porque seus livros têm uma escrita muito fluída e inteligente, fazendo com que o leitor queira avidamente chegar ao final da história que geralmente guarda algo inesperado.

Stephen King é muito conhecido por suas obras de suspense, e muito adequadamente, porque suas obras que abordam o suspense são sensacionais, ele foge do clichê, apresenta personagens com personalidades profundas, fugindo do estereótipo óbvio do personagem passivo que costuma aparecer nessas histórias.

Além disso, suas histórias são geralmente muito bem aprofundadas e bem ambientadas, ele tem a paciência de apresentar as regras do ambiente sombrio que o livro ou o filme está apresentando, e por conta disso, quando a história começa a se desenrolar, e muitas vezes tudo isso acontece simultaneamente, ela pode ser aproveitada de uma maneira muito mais dinâmica, sendo uma experiência muito melhor e diferenciada.

Você pode gostar:  Tartarugas até lá embaixo, John Green - Resenha

Não apenas histórias de suspense

Um sonho de liberdade (Adaptação cinematográfica de uma obra de King)
Um sonho de liberdade (adaptação cinematográfica de uma obra de King)

Apesar de ser conhecido como um grande autor de suspense, eu me permito dizer que Stephen King se diferencia não pelas suas obras de suspense propriamente ditas, mas sim por sair da sua zona de conforto (talvez ele nem tenha isso, pois consegue escrever bem em todas as áreas… kkk), mas sim pelas suas obras que abordam outros temas, como “Um Sonho de Liberdade” e “Conta Comigo” duas obras excelentes que sequer estão no espectro do suspense.

A receita para as obras de Stephen King sempre é a mesma, uma ótima ambientação e um aprofundamento bem feito dos personagens, isso faz com que pareça que a história se desenrole naturalmente, de forma bem fluida e atrativa. E mesmo sem o fator suspense em jogo, a história passa um sentimento muito forte, como é o caso dos dois filmes citados.

Sucesso nos cinemas e séries

Pennywise personagem de “It a Coisa” uma das obras adaptadas mais famosas de Stephen King
Pennywise personagem de “It a Coisa” uma das obras adaptadas mais famosas de Stephen King

Agora, um dos maiores fatores que fazem suas obras serem tão conhecidas e reconhecidas, tornando-o tão influente como é hoje, são com toda certeza, suas obras adaptadas, porque você pode não conhecer ou ter lido “Uma obra-prima do Medo”, mas com certeza já ouviu falar das suas adaptações em série ou o filme “It a Coisa”, que nos apresentam o tenebroso palhaço Pennywise. 

E apesar de adaptações de livros famosos geralmente serem uma grande decepção para os fãs e leitores do livro, no caso das obras do Stephen King, suas adaptações muitas vezes têm ainda mais sucesso que seus livros, apesar de quem leu os livros comumente têm o mesmo sentimento de qualquer adaptação que decepciona.

O próprio filme “O Iluminado” foi bem criticado pelo autor, e não teve tanto sucesso quando foi lançado, mas hoje ganha o título de filme Clássico pela geração que assistiu ao filme alguns anos depois do seu lançamento. Fazendo que mesmo as adaptações que não agradam, acabam tendo um grande reconhecimento, muitas vezes por pessoas que nem conhecem os livros.

Você pode gostar:  Livros parecidos com A culpa é das estrelas

Concluindo

Devo confessar que eu mesmo não li os livros de Stephen King, na verdade, estou lendo um atualmente e me surpreendendo com a qualidade, mas o conheço mesmo pelas suas obras adaptadas para os filmes, que não são menos encantadores por causa disso, acredito ainda que a facilidade de adaptar uma história para outros formatos mostra a qualidade de uma história boa e feita com simplicidade. Por isso a obra desse autor chega tão longe.

Mas calma! Estou começando a ler os livros do Stephen King, e realmente estou encontrando coisas muito boas e totalmente recomendadas. Você já leu algum livro do Stephen King? Recomende seu preferido aqui nos comentários, e os filmes também, quais são seus preferidos ou qual te marcou?

Não deixe de continuar acompanhando o Pousada Nerd para acompanhar o melhor do conteúdo dos filmes, livros, animes e tecnologia para o mundo Nerd e Otaku se deleitar!

Atenciosamente
Júlio Bernardes 

2 comentários em “Um pouco da História de Stephen King”

  1. OLA
    Eu tambem ainda não li nenhum livro desse autor , tenho A espera de um milagre e pretendo ler nesse ano . não gosto de terror mas sei que ele tem outros livros que são de outra tematica ,como bem voce resenhou.não sabia que o filme UM Sonho de liberdade era baseado em um filme dele. amei o post

  2. Oi, oi, Marcos!

    Stephen King era um autor que eu sempre tive MUITA vontade de ler algo. Confesso pra você que antigamente eu não sabia que vários filmes clássicos e importantes eram adaptações de obras dele. Por isso, sempre tive vontade de ler algo e também porque todos que leem suas obras, rasgam elogios. Pois bem, depois de muuuuuuito tempo desejando os livros do King (que, por sua vez são super caros), eu finalmente adquiri um exemplar da obra que mais queria ler: O Iluminado. O Iluminado foi uma das minhas primeiras leituras desse ano. É um livro muito extenso, é verdade, mas é muito interessante. Acredito eu que a genialidade do King está não só na escrita, como também na criatividade dele. Eu gostei bastante do livro e embora o filme seja um super clássico, o livro consegue ser ainda melhor, principalmente porque o Kubrick fez o que queria da adaptação. HAHAHA Então acaba sendo duas obras diferentes. Enfim, pretendo ler Doutor Sono, que é a continuação de O Iluminado e outros livros dele como O Cemitério, Misery e Carrie, a estranha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.