Ter vários cartões de crédito pode impactar no score de crédito?

Descubra como ter vários cartões de crédito pode impactar o score de crédito

O cartão de crédito se tornou um recurso indispensável em nossas vidas. Com ele, podemos parcelar compras e passar por imprevistos de maneira mais confortável. Mas, ter vários cartões de crédito pode representar um risco para a nossa saúde financeira, principalmente em relação ao nosso score de crédito.

Confira abaixo quais são estes riscos, quantos cartões de crédito é seguro ter, como saber se você já tem muitos cartões e, também, como evitar que o seu score de crédito seja afetado negativamente. Vamos lá!

Ter vários cartões de crédito pode impactar no score de crédito?
Ter vários cartões de crédito pode impactar no score de crédito?

Quais são os riscos de ter vários cartões de crédito?

O cartão de crédito é um ótimo recurso para gerenciar as compras e manter o controle sobre as finanças. Mas, isso só será possível se houver conhecimento financeiro prévio e, claro, saber como usar o cartão de crédito da forma correta. 

Mas, ter vários cartões de crédito pode trazer diversos riscos à sua saúde financeira, e sem conhecê-los, não há como se prevenir. Por isso, confira abaixo alguns destes riscos e como evitá-los.

Pagar o mínimo da fatura

Às vezes, não estamos esperando um valor alto na fatura do cartão ou temos um imprevisto que nos faz gastar mais do que o planejado. 

Dessa forma, para evitar preocupações e não deixar de pagar a conta, recorremos ao velho e conhecido pagamento mínimo. Mas, por que isso pode representar um risco?

As chances de se enrolar com o pagamento e os juros, ao usar o pagamento mínimo, são muito maiores. Isso acontece porque, ao pagar este valor, também conhecido como rotativo, você fica sujeito às taxas de juros do seu banco. 

No mês seguinte, você recebe a nova fatura, com o valor cheio e, também, com o acréscimo do restante da fatura anterior e os juros rotativos, o que torna a sua vida financeira uma grande bola de neve.

Valor de crédito superior aos seus ganhos mensais

O cartão de crédito é um recurso pontual ou emergencial. Ou seja, não é um “dinheiro” com o qual você pode contar ao longo do mês. 

Dessa forma, tendo acesso ao crédito de valor muito superior aos seus ganhos, além de ser mais difícil manter as contas em dia, essa situação favorece a dependência do crédito.

Por exemplo, se o seu salário é de R$2.000,00 mensais e, somando todos os seus cartões, você tem um limite total de R$3.500,00. Nesse caso, se você usar todo esse limite, ficará devendo e sem saldo na sua conta, não é mesmo? 

Como dissemos anteriormente, isso favorece a dependência do crédito, como um ciclo vicioso. Por isso, considere ter apenas um limite confortável para emergências e fuja dos excessos.

Perder o controle das contas de longo prazo

Uma das principais características e vantagens do cartão de crédito é o parcelamento das compras. Mas, ao ter vários cartões de crédito e, principalmente, se todos tiverem limites altos, fica muito mais difícil manter o controle das compras a prazo. 

São muitas parcelas para administrar e, às vezes, pode acontecer até de que você esqueça que fez alguma compra. Por isso, é importante não exagerar no número de cartões e também de compras parceladas. 

Uma dica para manter esse controle é ter uma planilha com todas as parcelas lançadas e quais ainda estão pendentes. Dessa forma, você visualiza de forma clara quais são as suas pendências financeiras futuras.

Como saber se você tem muitos cartões?

Para saber se você tem mais cartões de crédito do que o indicado, pare e pense nos tópicos que citaremos, a seguir. 

Por exemplo, você tem o costume de recorrer ao pagamento mínimo? É algo que tem virado rotina para você? Se sim, é provável que o seu acesso ao crédito seja maior do que o seu orçamento.

Outro ponto interessante é a sua percepção sobre os seus ganhos mensais. Você sente que, mês a mês, após receber o seu salário ou pró-labore, ao pagar as faturas de cartão de crédito, você fica descapitalizado ou com pouco dinheiro a disposição em sua conta corrente? Se sim, essa é uma forte indicação de que você tem mais cartões do que deveria.

Por isso, é interessante parar e organizar as suas finanças. Procurar em seu extrato todos os lançamentos de pagamento de cartão de crédito, entender porque você tem cada um deles e ficar apenas com os essenciais. Essa é a forma mais segura e eficaz de manter o controle sobre a sua vida financeira.

Quando ter mais de um cartão de crédito?

Não há um número certo de quantos cartões de crédito você deve ter. Mas planejar o pedido de cada um deles e quais são os seus usos é uma forma de entender a sua demanda financeira e evitar gastos maiores do que o necessário.

O ideal é escolher dois cartões de crédito, com limites e vencimentos distintos. Uma boa estratégia é ter um cartão de crédito com menor limite com vencimento no primeiro dia útil do mês.

E outro cartão de crédito com maior limite com vencimento no meio do mês, ou no dia 20, caso você tenha alguma emergência antes de receber os seus ganhos mensais, por exemplo.

O que impacta no score de crédito?

Basicamente, o que impacta o seu score de crédito é o seu comportamento financeiro. Ou seja, as suas compras, hábitos de pagamento, contas em seu nome, movimentações no seu CPF, número de cartões de crédito e, até mesmo, como você os administra, etc. Todos estes itens têm influência direta sobre a pontuação do seu score de crédito.

Por isso, manter os pagamentos em dia, respeitar os vencimentos das contas e evitar o acúmulo de cartões é a melhor maneira de ter um score sempre saudável.

E aí, quantos cartões de crédito você tem no momento? Acha que está na hora de uma limpeza financeira para evitar restrições e problemas para aumentar o seu score de crédito?

Nunca é tarde para mudar os hábitos financeiros. Quanto mais cedo você se conscientizar da importância do bom uso do cartão de crédito, melhor será a sua relação com este recurso tão importante!

Ter vários cartões de crédito pode impactar no score de crédito?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/