É muito comum que as pessoas precisem de empréstimos para quitar dívidas em atraso. Mas você sabe o que é necessário para solicitar um empréstimo?
Primeiramente, é importante ter em mente que a contratação de um empréstimo não é exclusiva de quem tem uma renda baixa. Ainda com bons salários e segurança financeira, há quem acabe gastando além do que pode e precise recorrer ao crédito.
Em grande parte dos casos, o endividamento está ligado ao atraso de pagamento de contas com percentuais de juros embutidos, como cartão de crédito e cheque especial, além do aluguel e financiamentos imobiliários, dentre outros tipos de despesas.

E você, está pensando seriamente em pedir um empréstimo, só que você tem dúvida de como fazê-lo? Acompanhe nosso artigo para saber mais sobre os pré-requisitos necessários para solicitar um empréstimo pessoal ou outra qualquer modalidade!
Como funciona o empréstimo
Antes de tudo, é importante entender o que é um empréstimo. Ele nada mais é que um valor que um banco ou uma instituição financeira disponibiliza para o consumidor pegar emprestado. O crédito pode ser utilizado para pagar despesas ou para realização de algum sonho.
Outro ponto importante é que por ser um dinheiro emprestado, ele precisa ser devolvido. Então, ou seja, independentemente da quantia requerida, existem taxas como:
- CET (Custo Efetivo Total);
- Taxas de juros;
- Seguro;
- IOF;
- E demais despesas contratadas (cada organização tem custos próprios).
Principais modalidades disponíveis atualmente
Ao pensar na solicitação de um crédito, lembre-se que não está apenas relacionado à quantia em espécie.
Você pode, por exemplo, fazer um empréstimo para financiar seu curso universitário ou, ainda, comprar a casa própria. Para entender mais, veja as principais modalidades a seguir:
Empréstimo pessoal
O empréstimo pessoal é oferecido por qualquer tipo de instituição financeira. Você pode usá-lo da maneira que desejar. Não é necessário oferecer nenhum tipo de garantia para quitação do empréstimo, mas você deve seguir as políticas do credor, já que estará sujeito à análise do crédito para conseguir aprovação.
Em função de não haver uma garantia certa de pagamento, as taxas de juros costumam ser bem mais altas nessa modalidade.
Empréstimo com garantia
O empréstimo com garantia pode ser tanto para imóveis como para veículos. Nesse tipo de crédito a casa ou o veículo do tomador do crédito é usado como garantia de pagamento da dívida.
Essa modalidade tem juros baixos já que o risco de inadimplência é nulo e o prazo para quitação é maior, somente dependendo do valor da casa ou do carro a ser refinanciado.
Empréstimo consignado
O empréstimo consignado é um dos mais solicitados, porque ele tem uma grande facilidade: o valor é descontado diretamente da folha de pagamento ou do benefício do tomador do empréstimo.
A liberação do crédito é bem rápida e simples por conta da garantia de que o pagamento sairá de um salário ou do INSS. Os juros são baixos e o prazo de pagamento é longo, já que a instituição financeira tem segurança que ao emprestar o dinheiro, não sofrerá com perdas.
Como solicitar um empréstimo online
É muito simples solicitar um empréstimo online, já que a contratação é realizada pela internet, sem a necessidade de deslocamento. O crédito online surgiu como uma solução para desburocratizar e facilitar o acesso a esse tipo de produto.
Para facilitar, veja o passo abaixo:
- Primeiro, faça a simulação do valor no site da organização financeira escolhida;
- Procure fazer pesquisas, sempre buscando um empréstimo online com menor CET. Logo após é provável que a fintech te encaminhe a proposta de aprovação do crédito;
- Opte pela forma de pagamento que mais se encaixe com o seu perfil;
- Deixe separados todos os documentos pessoais, além de comprovantes de renda para dar prosseguimento ao empréstimo;
- Pronto! O dinheiro estará na sua conta no prazo estipulado pela organização.
De olho nas taxas
As taxas de juros variam de organização para organização, por isso é importante pesquisar ao máximo todas as possibilidades de empréstimo online. Dessa maneira, será possível comparar as modalidades existentes, as taxas, as condições para pagamento e o custo efetivo total.
Depois que você tiver em mãos todas essas informações, será mais fácil escolher qual modalidade de empréstimo tem mais a ver com o seu perfil financeiro.
Planejamento para quitação do débito
Não se esqueça que antes de solicitar o empréstimo online, você deve ter um planejamento solidificado para conseguir quitar o crédito. A nossa sugestão é montar uma planilha, para saber mais sobre os seus gastos do mês.
Procure eliminar despesas desnecessárias ou reduzir outros custos dessa planilha. O ideal é ter, pelo menos, 30% livre da sua receita mensal para poder quitar o seu empréstimo online no prazo estipulado pela instituição.
Não tenha mais medo
Não há mais motivos para você temer o empréstimo online ou qualquer outro tipo de crédito. Procure traçar um planejamento bem definido para que você possa realizar o que tanto deseja com esse dinheiro!
Recapitulando
Existem diversos tipos de empréstimos, uma para cada tipo de perfil. O importante é procurar o ideal para você, lembrando sempre das taxas e do prazo de pagamento.
O empréstimo pessoal têm taxas mais altas devido à falta de uma garantia de pagamento. Já os empréstimos consignados e com garantia de veículo/imóvel podem ter as taxas mais baixas, mas você deve ter o dobro de cuidado na hora de pagar, visto que se atrasar, a garantia será tomada pela instituição.
É importante se organizar para que as parcelas sejam pagas em dia, por isso faça uma planilha de gastos.
E por fim, não tenha medo do empréstimo. Ele pode ser seu aliado na hora do aperto, ou de seguir um sonho. Só seja responsável.