Você sabe o que é necessário para solicitar empréstimo?

É muito comum que as pessoas precisem de empréstimos para quitar dívidas em atraso. Mas você sabe o que é necessário para solicitar um empréstimo?

Primeiramente, é importante ter em mente que a contratação de um empréstimo não é exclusiva de quem tem uma renda baixa. Ainda com bons salários e segurança financeira, há quem acabe gastando além do que pode e precise recorrer ao crédito. 

Em grande parte dos casos, o endividamento está ligado ao atraso de pagamento de contas com percentuais de juros embutidos, como cartão de crédito e cheque especial, além do aluguel e financiamentos imobiliários, dentre outros tipos de despesas.

Você sabe o que é necessário para solicitar empréstimo?
Fonte: Pexels

E você, está pensando seriamente em pedir um empréstimo, só que você tem dúvida de como fazê-lo? Acompanhe nosso artigo para saber mais sobre os pré-requisitos necessários para solicitar um empréstimo pessoal ou outra qualquer modalidade! 

Como funciona o empréstimo

Antes de tudo, é importante entender o que é um empréstimo. Ele nada mais é que um valor que um banco ou uma instituição financeira disponibiliza para o consumidor pegar emprestado. O crédito pode ser utilizado para pagar despesas ou para realização de algum sonho

Outro ponto importante é que por ser um dinheiro emprestadoele precisa ser devolvido. Então, ou seja, independentemente da quantia requerida, existem taxas como:

  • CET (Custo Efetivo Total);
  • Taxas de juros;
  • Seguro;
  • IOF;
  • E demais despesas contratadas (cada organização tem custos próprios).

Principais modalidades disponíveis atualmente

Ao pensar na solicitação de um crédito, lembre-se que não está apenas relacionado à quantia em espécie. 

Você pode, por exemplo, fazer um empréstimo para financiar seu curso universitário ou, ainda, comprar a casa própria. Para entender mais, veja as principais modalidades a seguir:

Você pode gostar:  Economia doméstica: Como organizar seus gastos em casa

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é oferecido por qualquer tipo de instituição financeira. Você pode usá-lo da maneira que desejar.  Não é necessário oferecer nenhum tipo de garantia para quitação do empréstimo, mas você deve seguir as políticas do credor, já que estará sujeito à análise do crédito para conseguir aprovação.

Em função de não haver uma garantia certa de pagamento, as taxas de juros costumam ser bem mais altas nessa modalidade.

Empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia pode ser tanto para imóveis como para veículos. Nesse tipo de crédito a casa ou o veículo do tomador do crédito é usado como garantia de pagamento da dívida. 

Essa modalidade tem juros baixos já que o risco de inadimplência é nulo e o prazo para quitação é maior, somente dependendo do valor da casa ou do carro a ser refinanciado.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é um dos mais solicitados, porque ele tem uma grande facilidade: o valor é descontado diretamente da folha de pagamento ou do benefício do tomador do empréstimo.

A liberação do crédito é bem rápida e simples por conta da garantia de que o pagamento sairá de um salário ou do INSS. Os juros são baixos e o prazo de pagamento é longo, já que a instituição financeira tem segurança que ao emprestar o dinheiro, não sofrerá com perdas. 

Como solicitar um empréstimo online

É muito simples solicitar um empréstimo online, já que a contratação é realizada pela internet, sem a necessidade de deslocamento.  O crédito online surgiu como uma solução para desburocratizar e facilitar o acesso a esse tipo de produto. 

Para facilitar, veja o passo abaixo:

  1. Primeiro, faça a simulação do valor no site da organização financeira escolhida;
  2. Procure fazer pesquisas, sempre buscando um empréstimo online com menor CET. Logo após é provável que a fintech te encaminhe a proposta de aprovação do crédito;
  3. Opte pela forma de pagamento que mais se encaixe com o seu perfil;
  4. Deixe separados todos os documentos pessoais, além de comprovantes de renda para dar prosseguimento ao empréstimo;
  5. Pronto! O dinheiro estará na sua conta no prazo estipulado pela organização.
Você pode gostar:  Produtos de alta qualidade para o seu nicho de mercado

De olho nas taxas

As taxas de juros variam de organização para organização, por isso é importante pesquisar ao máximo todas as possibilidades de empréstimo online. Dessa maneira, será possível comparar as modalidades existentes, as taxas, as condições para pagamento e o custo efetivo total.

Depois que você tiver em mãos todas essas informações, será mais fácil escolher qual modalidade de empréstimo tem mais a ver com o seu perfil financeiro. 

Planejamento para quitação do débito

Não se esqueça que antes de solicitar o empréstimo online, você deve ter um planejamento solidificado para conseguir quitar o crédito. A nossa sugestão é montar uma planilha, para saber mais sobre os seus gastos do mês.

Procure eliminar despesas desnecessárias ou reduzir outros custos dessa planilha. O ideal é ter, pelo menos, 30% livre da sua receita mensal para poder quitar o seu empréstimo online no prazo estipulado pela instituição.

Não tenha mais medo

Não há mais motivos para você temer o empréstimo online ou qualquer outro tipo de crédito. Procure traçar um planejamento bem definido para que você possa realizar o que tanto deseja com esse dinheiro!

Recapitulando

Existem diversos tipos de empréstimos, uma para cada tipo de perfil. O importante é procurar o ideal para você, lembrando sempre das taxas e do prazo de pagamento. 

O empréstimo pessoal têm taxas mais altas devido à falta de uma garantia de pagamento. Já os empréstimos consignados e com garantia de veículo/imóvel podem ter as taxas mais baixas, mas você deve ter o dobro de cuidado na hora de pagar, visto que se atrasar, a garantia será tomada pela instituição. 

É importante se organizar para que as parcelas sejam pagas em dia, por isso faça uma planilha de gastos.  

Você pode gostar:  10 Jogos NFT Play to Earn mais esperados de 2022

E por fim, não tenha medo do empréstimo. Ele pode ser seu aliado na hora do aperto, ou de seguir um sonho. Só seja responsável. 

Aproveite para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do site.

Imagem padrão
Marcos Mariano

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Artigos: 917

Atualizações da newsletter

Digite seu endereço de e-mail a seguir para assinar a nossa newsletter

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.