O que é a Dominância do Bitcoin

Entenda o que é a Dominância do Bitcoin

A dominância do Bitcoin, é estimada como a proporção da capitalização de mercado do bitcoin em relação ao restante do mercado de moeda digital. Alguns financiadores e comerciantes de criptomoedas usam a dominância do bitcoin como um manual para alterar suas metodologias de troca e estruturas de portfólio.

O que é a Dominância do Bitcoin
O que é a Dominância do Bitcoin

Dominância do Bitcoin: Entenda o básico

Embora existam atualmente muitas altcoins por aí, o bitcoin, primeira criptomoeda, permaneceu como o maior recurso informatizado por capitalização de mercado. Observando os elementos da parcela do bitcoin no valor do mercado de criptomoedas em geral, os corretores detectaram exemplos repetidos específicos de situações econômicas. Alguns passaram a envolver a predominância do BTC como auxiliar de sua conduta de troca. Especificamente, a dominância do BTC é aceita para oferecer compreensão sobre quais rumos o mercado irá tomar.

Dominância do Bitcoin e capitalização de mercado

Em termos básicos, a capitalização de mercado se refere ao valor total de um recurso específico disponível para uso. Para o Bitcoin, o valor de mercado é determinado multiplicando o custo contínuo e a quantidade de BTC que foram minerados até este ponto.

Você pode calcular a dominância do Bitcoin com a seguinte fórmula:

Dominância do BTC = Capitalização de mercado do BTC / Capitalização de mercado total de todas as criptomoedas

O que pode influenciar a Dominância do Bitcoin?

Mudanças nas tendências do mercado

Antes da explosão das altcoins, era normal que a dominância do bitcoin ficasse acima de 90%. Como as altcoins se tornara muito interessantes para vários investidores, o bitcoin perdeu uma parte desse foco, que era praticamente total, indo para diferentes recursos com variações de valor mais notáveis e empreendimentos exibindo novos usos das criptomoedas.

Embora o bitcoin tenha sido feito para mudar a maneira que o dinheiro é trocado pelas pessoas, as criptomoedas se tornaram algo muito maior. Diferentemente do bitcoin, várias altcoins estão associadas a várias áreas, incluindo jogos NFT, mão de obra e administrações monetárias descentralizadas além da movimentação de dinheiro. Dependendo das últimas novidades, pode haver mais interesse e troca em torno de um tipo específico de projeto de criptomoedas. Por exemplo, a explosão de NFTs pode ter feito a força do BTC cair bastante para tokens relacionados a NFT.

Você pode gostar:  7 melhores sites de notícia sobre Bitcoin

A longo prazo, o bitcoin se garantiu como uma das criptomoedas mais “estáveis”. A vantagem dos comerciantes em oscilações de custo mais sensacionais e benefícios relacionados a isso abrem portas para alguns negócios de altcoins mais recentes e também podem influenciar a força do bitcoin, levando as finanças a fluir para recursos menos seguros. Para essa situação, as áreas que essas altcoins abordam podem não fazer tanta diferença quanto os benefícios esperados.

Mercado de Touro ou Mercado de Urso

Ao longo dos últimos anos, houve uma ascensão geral na proeminência das stablecoins, um padrão que aplicava tensão suportada na força do BTC. Ainda mais explicitamente, em um mercado em baixa ou em meio à imprevisibilidade, as stablecoins são frequentemente usadas para proteger os ativos dos financiadores de criptomoedas em meio à queda dos custos. Uma stablecoin é uma altcoin destinada a manter uma estima equivalente à de um recurso com um custo mais estável, como um dinheiro ou mercadoria emitido pelo governo. Os investidores de criptomoedas frequentemente usam stablecoins para garantir benefícios sem mudar sua criptomoeda para fiduciária. No momento em que os ativos saem do mercado BTC e entram em stablecoins, a força do BTC pode cair.

O inverso é razoável em um mercado com tendências positivas. No momento em que o mercado está em alta, os corretores podem ser impulsionados para mover a estima de stablecoins para recursos imprevisíveis adicionais que oferecem portas abertas de troca adicionais, como bitcoin. De qualquer forma, os revendedores encorajados também podem escolher opções menos seguras e desviar a liquidez para altcoins que são consideravelmente mais imprevisíveis do que o BTC, de modo que os impactos gerais de situações econômicas positivas na dominância do bitcoin.

Compra de moeda fiduciária através de stablecoins

Stablecoins oferecem um método útil para obter uma ampla variedade de moedas digitais em contraste com a utilização de moeda fiduciária. Isso ocorre porque, embora existam negociações fiduciárias para criptomoedas, elas podem ser proibitivas e apenas negociar as moedas digitais e stablecoins mais famosas. As negociações de cripto para cripto, seja como for, frequentemente oferecem uma escolha mais completa de formas digitais de dinheiro negociáveis com stablecoins selecionadas. Assim, indivíduos que precisam trocar moedas digitais explícitas podem entrar no mercado por meio de stablecoins. Normalmente, se muitos novos ativos entram no mercado por meio de stablecoins e não bitcoin, o valor total do mercado de criptomoedas aumenta, causando um enfraquecimento na dominância do BTC.

Você pode gostar:  Melhores carteiras para guardar seus Bitcoins

Surgimento de novas criptomoedas

Em alguns casos, novas moedas que entram no mercado podem adquirir destaque rapidamente, fazendo com que a dominância do BTC diminua. Lembre-se de que o bitcoin está “lutando” entre si em busca de moedas digitais, então o desenvolvimento de algumas altcoins famosas podem influenciá-lo. No entanto, muito possivelmente, essas altcoins podem perder a prevalência depois que a publicidade desaparecer. Supondo que isso ocorra e as reservas sejam movidas dessas altcoins para o BTC ou para fora do mercado de criptomoedas, a dominância do BTC pode aumentar mais uma vez.

Como usar a Dominância do Bitcoin para fazer boas trocas

Método Wyckoff

Criado em meados da década de 1930, o Método Wyckoff é um conjunto de padrões destinados a corretores e financiadores em setores de negócios monetários convencionais. Uma parte desses padrões, como a lei das causas e efeitos, pode ser aplicada enquanto se busca por portas abertas para lucrar utilizando a dominância do BTC.

Vários investidores utilizam o Método Wyckoff para reconhecer um padrão de mercado, avaliar a probabilidade de uma inversão de padrão nas tendências. De acordo com Wyckoff, a troca de conduta é coordenada em quatro etapas: acumulação, marcação, circulação e remarcação. Reconhecer onde e quando os ativos fluem pode ser significativo para certos investidores que dependem do timing do mercado para estabelecer boas trocas.

Os investidores frequentemente usam esse método para escolher o padrão mais fundamentado. A seguir estão algumas situações em que o Método Wyckoff tem influência.

Usando a dominância do BTC para saber quando é a temporada de altcoins

Com o número crescente de altcoins disponíveis, é óbvio que a dominância do bitcoin está sendo enfraquecida. Ultimamente, algumas altcoins adquiriram fama, fazendo com que a capitalização de mercado total de todas as altcoins superasse momentaneamente a do bitcoin. Os períodos em que as altcoins superam consistentemente o bitcoin são conhecidos como “alt season” ou “temporada de altcoin”. De acordo com os padrões do Método Wyckoff, esse padrão entre bitcoin e altcoins é repetitivo.

Você pode gostar:  Abachi visa convergir finanças tradicionais com DeFi

Como as altcoins geralmente terão um desempenho melhor durante uma temporada de altcoins, o bitcoin pode ver sua dominância debilitada durante esse período do ciclo de mercado.

Dessa forma, os indivíduos que trocam bitcoin e altcoins podem filtrar a dominância do bitcoin para alterar adequadamente suas carteiras de investimento.

Usando o domínio do BTC com o preço atual do bitcoin

Algumas pessoas monitoram o preço do bitcoin junto com a dominância do bitcoin para ajudá-los a tomar decisões de negociação. Embora não sejam leis absolutas, aqui estão alguns resultados potenciais dos quais várias combinações de preço e dominância do BTC podem ser indicativas.

Quando o preço e o domínio do BTC estão subindo, isso pode sinalizar um potencial mercado de alta do bitcoin.

Quando o preço do BTC está subindo, mas o domínio do BTC está caindo, isso pode sinalizar um potencial mercado altista de altcoin.

Quando o preço do BTC está caindo, mas o domínio do BTC está aumentando, isso pode sinalizar um potencial mercado de baixa de altcoin.

Quando o preço e o domínio do BTC estão caindo, isso pode sinalizar uma potencial tendência de baixa para todo o mercado de criptomoedas.

Embora esses dois fatores não impliquem um mercado definitivo de alta ou baixa, as observações históricas sugerem uma correlação.

Conclusão

A dominância do BTC é um instrumento para ajudar a revelar informações sobre como os ciclos de mercado estão evoluindo.

Alguns investidores o usam para alterar seus investimentos, enquanto outros o usam para lidar com seus portfólios. Observe que a dominância do BTC não garante a performance do bitcoin ou de alguma outra criptomoeda, mas funciona como um manual para ajudar os investidores a organizar sua abordagem de troca.

Aproveite para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do site.

Imagem padrão
Marcos Mariano

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Artigos: 930

Atualizações da newsletter

Digite seu endereço de e-mail a seguir para assinar a nossa newsletter

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.