6 maneiras de ganhar dinheiro jogando online

Como ganhar dinheiro com jogos online?

Acho que um dos maiores sonhos de todo viciado em jogos como eu, é ganhar dinheiro no conforto de sua casa enquanto faz algo que gosta. A boa notícia para todos nós é que nos dias de hoje já existem diversas maneiras de ganhar dinheiro usando a internet, e jogar, ou entender de jogos é uma.

A Pousada Nerd inclusive é uma das maneiras que você pode ganhar dinheiro falando sobre jogos, mas falarei disso mais adiante na lista. Vou falar aqui as maneiras mais fáceis de ganhar dinheiro com jogos, sendo que algumas exigem que você seja muito habilidoso e outras nem tanto. 

Quando eu digo fácil não quero dizer que você vai enriquecer do dia pra noite, mas sim que todas essas maneiras estão razoavelmente acessíveis caso você tenha um computador com acesso a internet e esteja disposto a dedicar uma parte do seu tempo à produção de conteúdos ou a treinamentos.

1 – Ganhar dinheiro jogando profissionalmente

Caso você seja realmente habilidoso em algum jogo com um cenário competitivo ativo, esse é com certeza um dos caminhos mais seguros caso consiga segui-lo, já que ele abre as portas para todos os outros. O que um pro-player faz é basicamente receber para treinar e desempenhar bem em campeonatos de jogos como League of Legends, Counter Strike, Valorant, Rainbow Six, Dota, Yu-Gi-Oh!, Magic e muitos outros.

Mundial de League of Legends 2017

Normalmente os jogos possuem algum sistema de ranqueamento, que é por onde as organizações procuram jogadores habilidosos e realizam testes com eles para verificar a compatibilidade com a equipe. Um exemplo seria um time do CBLOL chamando um jogador desafiante para uma seleção, então se você quer seguir por esse caminho, foque em ficar bem posicionado nas filas ranqueadas dos seus jogos favoritos e se dedique.

Fique tranquilo pois existem outras maneiras de você ganhar dinheiro durante esse processo, e temos vários exemplos de pessoas que deram e estão dando certo. Em um mundo cada vez mais conectado pela internet e dominado pelas transmissões de vídeo acho que você já consegue imaginar o próximo método certo?

2 – Fazer transmissões ao vivo na Twitch

Atualmente a Twitch é a maior plataforma de transmissões de jogos e todos os dias centenas de milhares de pessoas se reúnem para realizar um ritual aparentemente bobo para quem não é do meio: admirar outras pessoas jogando video-game.

Assistir lives na Twitch para muitas pessoas é uma maneira de fugir da solidão, afinal, você pode interagir com várias pessoas enquanto assiste aos jogos e dá algumas risadas. Seguindo essa linha, vários streamers começaram a realizar suas transmissões na madruga, criando uma rede de apoio para pessoas que sofrem de insônia, ansiedade e depressão, como foi o caso do streamer Gaulês.

Gaulês, um dos maiores streamers do mundo

Como plataforma de produção de conteúdo para ganhar dinheiro enquanto joga a Twitch é uma opção interessante pela sua barreira de entrada relativamente baixa. Claro que para ganhar quantidades significativas de dinheiro você vai precisar investir bastante tempo criando um público, mas para habilitar a monetização você só vai precisar cumprir as seguintes condições.

  1. Pelo menos 500 minutos totais transmitidos nos últimos 30 dias
  2. Pelo menos 7 dias de transmissão nos últimos 30 dias
  3. Média de 3 espectadores concorrentes nos últimos 30 dias (ao mesmo tempo) 
  4. No mínimo 50 seguidores.

Essas são as condições para se tornar afiliado e partir daqui você já consegue exibir anúncios e receber assinaturas no seu canal, podendo sacar quando atingir um mínimo de 100 dólares.

Como antigo aspirante a streamer, o único problema que eu vejo na plataforma é que tirando so re-runs dificilmente você vai criar uma renda passiva, ou seja, seu lucro depende de passar horas e horas em frente ao computador transmitindo e mantendo uma boa vibe que prenda os espectadores.

Pensar em renda passiva e em uma forma de ganhar dinheiro jogando que exija menos tempo seguido na frente do computador nos leva à próxima opção: YouTube.

3 – Produzir vídeos para o YouTube

Mesmo que você não tenha surfado na onda do Minecraft e no boom dos canais de games que deixaram muitas pessoas ricas, você ainda pode conseguir tirar uma grana com um canal no YouTube, basta encontrar um nicho com público bem definido e que você entenda (o meu era o público de card games.

O YouTube possui uma barreira de entrada um pouco mais alta, exigindo 1.000 inscritos no seu canal e 4000 horas de visualização nos últimos 12 meses para começar a exibir anúncios. Se escolher o YouTube como uma de suas plataformas para trabalhar (sim, produzir conteúdo é um trabalho árduo) tenha em mente que gravar vídeos é um trabalho de longo prazo.

Minha dica aqui seria não ficar obsessivo com números e focar apenas na produção de conteúdo relevante para seu público alvo. Se você focar nisso e atingir os 1.000 inscritos de forma orgânica, com certeza irá obter as 4.000 horas de visualização.

Eu digo para não ficar obsessivo com os números pois foi exatamente assim que eu falhei tanto no YouTube quanto na Twitch. Eu colocava mais energia em olhar os números do que em produzir conteúdo, o que seria mil vezes mais eficiente.

A principal vantagem do YouTube em relação à Twitch é que você não depende de estar horas e horas na frente do computador interagindo e falando sem parar. Você pode simplesmente gravar a gameplay ou tutorial e fazer uma edição rápida. Como eu jogava Yu-Gi-Oh! Duel Links! eu passava o tempo offline coletando cartas para fazer outros vídeos no dia seguinte.

Algo que tem se tornado cada vez mais comum é o streamer criar um canal no Youtube e pagar um editor para fazer vídeos de acordos com os highlights da sua transmissão, pagando por vídeo feito. Inicialmente pode não ser um investimento de dinheiro que dê retorno, mas ao longo do tempo será ótimo além de aumentar o seu público.

Nattank dominando Lutabra

O  Youtube também possui a opção de fazer transmissões ao vivo, o que é bom para ajudar na descoberta do seu canal. Caso queira acelerar seu crescimento tire umas duas horas por dia para transmitir depois de postar seu vídeo, várias pessoas relatam um aumento no número de visualizações do canal como um todo após começar a fazer isso.

A principal forma de monetização do YouTube, como dito anteriormente, são as propagandas, porém é possível receber ofertas de campanhas pagas diretamente por anunciantes para divulgar um determinado jogo ou produto relacionado. Nesse ponto que se torna importante ter um conteúdo com um público bem definido (nicho), já que a segmentação aumenta e muito o interesse de um anunciante (aquele público provavelmente vai ter interesse no produto dele).

Uma última dica caso você resolva ganhar dinheiro com o YouTube, é que além de ter bastante paciência, você também precisa tomar bastante cuidado com o strikes por direitos autorais, já que com 3 você perde o seu canal.

4 – Jogar campeonatos online

Apesar de essa não ser uma das minhas especialidades, sei que existem vários sites que organizam campeonatos amadores online com direito à premiação. Os prêmios podem ir de itens ou moeda no jogo até dinheiro para os mais bem colocados.

Muitos dos serviços ainda oferecem uma organização de campeonatos de acordo com os níveis de habilidade para manter a competitividade e permitir que todas as pessoas possam participar.

Caso você ache que essa opção tem a ver com você, comece a reunir seus amigos que você se sente bem jogando junto e crie um time. Depois disso é só treinar e se arriscar nos campeonatos.

5 – Escrever sobre jogos que você entende

Escrever é algo que sempre mexeu comigo e é exatamente por isso que estamos aqui na Pousada Nerd, para transmitir nossas paixões através da escrita. Se a sua paixão for o Universos dos jogos você pode explorar o que você joga através da escrita além dos outros formatos.

Para um conteúdo exclusivamente de jogos, eu recomendaria intercalar os guias escritos com vídeos. Dessa maneira além do consumo ser eficiente, você estará crescendo e sendo visto em dois lugares ao mesmo tempo: no seu blog e no seu canal de vídeos.

A vantagem de ter um blog sobre jogos é que como você passa boa parte do seu tempo jogando, você entende sobre vários jogos e consoles e isso te permite realizar um dos tipos de postagens que mais tem potencial de gerar lucros: marketing de afiliados.

No marketing de afiliados você vai fazer comparação entre consoles, jogos e outros produtos relacionados dizendo os prós e os contras de cada um e deixando um link no final da postagem. Caso a pessoa acesse o link e compre algo no site selecionado, você receberá uma comissão que varia de acordo com o programa de afiliados que você estiver participando.

Apesar de não parecer uma maneira direta de ganhar dinheiro jogando, todo o seu tempo na frente da telas com o joystick na mão será importante para melhorar a qualidade das resenhas e comparações que você irá fazer.

6 – Vender a moeda dos jogos por dólares

Isso pode não ser surpresa para muitas pessoas, mas o dólar supervalorizado e a consequente desvalorização de diversas moedas de países mais pobres criou um fenômeno onde a moeda de determinados jogos vale mais que a moeda local. Vou explicar como essa conversão é feita atualmente.

Diversos jogos possuem uma moeda que pode ser comprada tanto com a moeda do jogo, obtida através de tempo no jogo, quanto com dólares, e é exatamente aqui que podemos fazer a conversão das coisas que eu tenho dentro do jogo para dinheiro fora do jogo. 

Um exemplo interessante seria o Ferumbras Hat no Tibia, que pode ser vendido por uma quantidade de Tibia Coins equivalente a R$13.000, o que pode assustar algumas pessoas, mas muita gente vive jogando Tibia atualmente.

Tá Marcos, mas como eu faço isso? Basicamente você obtém um personagem de level alto, que consiga fazer uma boa quantidade de grana dentro do jogo (Tibia, World of Warcraft, Dofus, entre outros) e utiliza um intermediário que compra suas moedas e revende, como é o caso do Rei dos Coins, ou vende diretamente para outras pessoas.

Rei dos Coins e as moedas disponíveis para compra ou venda

Uma coisa interessante que vejo algumas pessoas fazerem é oferecer 25 Tibia Coins para cada pessoa que se torna um inscrito no seu canal na Twitch. Essa pode ser uma maneira indireta de converter seu dinheiro e ainda agregar valor para o seu público.

Lembrando que esse método normalmente é utilizado juntamente com a produção de conteúdo sem nenhum problema.

Bônus (Arriscado) – Ganhar dinheiro com sites de apostas 

Quem acompanha o cenário competitivo de League of Legends sabe que vários streamers e pessoas influentes do cenário estão ganhando rios de dinheiro com isso, e é exatamente por isso que eu recomendo que você só use esse método se realmente tiver algum dinheiro que não vá te fazer falta.

No geral essas pessoas possuem informação privilegiada de como os times estão performando além de todo um histórico fazendo análises. Outro ponto importante é que eles realmente ganham dinheiro com as suas lives, então para eles tanto faz se a aposta der errado, para você faz. 

Se ainda assim estiver confiante nas suas habilidades de prever drafts e resultados de jogos vá em frente, porém comece com pouco dinheiro até se acostumar.

Aqui acaba nossa pilha de dinheiro caro jogador

Nossa lista de maneiras de ganhar dinheiro jogando online termina aqui, porém a nossa jornada está só começando. Espero que alguma dessas maneiras seja útil para você e que em breve eu receba uma mensagem sua para divulgar seu canal ou blog aqui na Pousada Nerd.

Sabe outras maneiras de ganhar dinheiro online? Deixe nos comentários, quero tornar essa discussão cada vez mais acessível e informativa para as pessoas que sonham em viver de jogos.

Carinhosamente
Marcos Mariano