Entenda como e quando surgiram os primeiros Vtubers

Apesar do que muitos acreditam, a palavra Vtuber pode ser mais recente do que seu conceito posto em prática, pois já existem provas que os reais primeiros avatares virtuais feitos para produzir conteúdo por vídeo surgiram em 2011, muitos anos antes da famigerada Kizuna Ai ou de Hololive começar a produzir conteúdo com uma agência multimilionária. Quem ama Vtubers certamente vai gostar de aprender mais sobre seu surgimento, quem foi o primeiro de todos e como esse nicho cresceu em algo muito maior que esperado a partir de 2016 com o nascimento de Kizuna Ai.

Kizuna Ai
Kizuna Ai

Assim como streamers normais, os Vtubers possuem o mesmo tipo de atrativo: eles jogam jogos, comentam sobre vídeos, sobre coisas que gostam e sobre assuntos diversos, até mesmo fazendo brincadeiras como, por exemplo, perguntas e respostas com seus espectadores. O seu maior diferencial é, claro, a presença de um avatar virtual totalmente personalizado, com animações e que pode ser ou não em estilo de anime ou mangá. Então, sim, muitos Vtubers não são necessariamente pessoas com avatares virtuais de anime, existem youtubers e streamers virtuais que possuem avatares de animais antropomórficos, pessoas realistas ou simplesmente si mesmo em forma de um modelo 3D ou 2D.

O caminho que Vtubers tiveram para chegar em seu momento de ouro não foi nada fácil, afinal era um nicho pouco reconhecido pelo público que realmente só ganhou atenção anos depois. Em apenas alguns anos, a indústria de Vtubers parou de ser um nicho pequeno e que era exclusivo para certas pessoas ou países e passou a ser uma indústria gigantesca com grandes agências que possuem presença em todo o globo.

A origem e a jornada dos primeiros Vtubers

Quem acha que a primeira Vtuber foi Kizuna Ai pode estar enganado. Sim, é verdade que Kizuna foi, de fato, a primeira Vtuber em estilo anime presente na cena, porém os Vtubers já possuem uma origem um pouco mais obscura e antiga que muitos não reconhecem. Em 2011, o estilo de vídeos em meio de Vlog, ou seja, passando algo do dia-a-dia do criador de conteúdo, estava em alta no Youtube e, a partir desse conceito, a primeira Vtuber apresentou seu conteúdo em forma de um vlog de uma personagem virtual. A Vtuber chamada Ami Yamato foi a primeira criadora de conteúdo desse nicho, tendo seu primeiro vídeo no dia 18 de Maio de 2011. Seu primeiro vídeo foi bem simples, simplesmente descrevendo seu Ano Novo passado em Tóquio e a volta para Londres.

Assim como vários youtubers da época, Ami não se mantinha apenas em um nicho, então ela possuía vídeos de vários tipos. Ami Yamato atualmente não cria tanto conteúdo, porém ela já disse que nem mesmo se consideraria uma Vtuber, pois sua personagem é apenas a forma virtual de si mesma para apresentar a Internet. Mas como já foi comprovado, Ami tinha uma bela ideia para criação de conteúdo que traria sucesso nos anos seguintes, pois a explosão dos Vtubers da última década viria nos anos seguintes após a estreia de seu canal.

Mas, de fato, o que realmente ocasionou essa explosão foi a criação do canal da Kizuna Ai no Youtube em 2016. A estrela virtual se tornaria um ícone desse nicho, sendo considerada por muitos a ‘mãe’ dos Vtubers. Em seu primeiro vídeo, ela explicou o conceito de um youtuber virtual, apresentando um modelo animado em 2D para seus espectadores. Na época, Kizuna possuía scripts e tinha bem menos liberdade do que Vtubers atuais possuem ao criar seu próprio conteúdo, mesmo sobre contrato.

Fora seu crescimento ao longo dos anos, o que realmente pode ser dado como um fator chave para a explosão de popularidade dos Vtubers entre os anos de 2020 e 2022 seria a Covid-19. Por conta de muitas pessoas precisarem ficar em casa e encontrarem novos hobbies e passatempos, ocorreram duas coisas: Mais e mais pessoas procuraram uma forma de começar a fazer streams com personagens virtuais e também mais e mais espectadores buscaram criadores de conteúdo do mesmo tipo a partir de 2020. Segundo dados, mais de 16 mil Vtubers no total estão ativos no momento na Internet, sendo de vários cantos do mundo, predominantemente japoneses, porém já conquistando outros países como os Estados Unidos e inclusive o Brasil.

Bônus: Os primeiros Vtubers brasileiros

Quem se interessa por Vtubers muitas vezes fica imaginando quais seriam os criadores de conteúdo virtuais presentes em território nacional. Infelizmente, não existem tantos com um nome popular, porém é por isso que os espectadores precisam buscar dar apoio para alguns Vtubers de menor porte do Brasil. Atualmente, a maior Vtuber brasileira seria a Batata com Pepino, porém existem vários outros Vtubers no Brasil, como:

  • Dokebu;
  • Rika;
  • Eleanor Nyx;
  • Moonlight;
  • Mingau;
  • Miiko Miin.

Não se sabe bem quem foi o primeiro Vtuber brasileiro em si, mas os citados acima são alguns dos mais antigos e mais populares na pequena comunidade de Vtubers brasileiros. Ainda podemos citar o RonaldoVTUBER, um verdadeiro marco da comunidade, por ter criado um pequeno talk show chamado de ‘Weeb na web’, produzindo conteúdo usando seu personagem virtual para entrevistar pessoas. Um de seus vídeos falando sobre uma Vtuber americana e seu filtro de voz acabou por pegar mais de 400 mil visualizações em poucos dias após sua postagem em 2020, o que expôs muitas pessoas leigas sobre o assunto para o mundo dos Vtubers.

Em geral, a comunidade brasileira ainda precisa crescer muito em comparação a comunidade internacional. Pode-se dizer que, por conta das questões de custo para investir em um Vtuber, é mais difícil que o crescimento seja tão rápido quanto a comunidade de fora, porém já existem alguns projetos de agências brasileiras como os Moonlighters e a aLive que estão buscando talentos brasileiros para compor sua equipe de criadores de conteúdo virtuais. Com dedicação e mais conhecimento sobre o assunto, é possível dizer que o Brasil possa virar uma referência na indústria de Vtubers em alguns anos, pois qualquer pessoa pode fazer parte desse mundo.

Entenda como e quando surgiram os primeiros Vtubers

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/