Quando pensamos sobre como ganhar dinheiro com blogs, a primeira coisa que vem em nossa mente são os anúncios de display, como o Google AdSense. Essa é uma ótima maneira de ganhar dinheiro e eu a utilizo, porém, dependendo do seu público, é possível expandir ainda mais a monetização do seu site.
Caso você já utilize o Google AdSense e queira expandir suas maneiras de ganhar dinheiro na internet com seu blog, você veio ao lugar certo. Compartilharei com você algumas ideias simples de produtos ou serviços que você pode vender no seu site.

Escolha aquelas que mais fazem sentido para o seu público atual. Considerando engajamento, sessões por visita, se seu site recebe muitos comentários. Caso seja especialista em algum nicho isso fica muito mais fácil.
O importante aqui é saber o que a sua audiência precisa e oferecer isso a ela.
Um curso online onde você ensina algo
Uma abordagem muito boa, e provavelmente a que seguirei aqui nos Bits Monetizados, é criar um curso e vender no site. É importante que esse curso seja relevante para seu público, isso aumentará suas chances de obter sucesso.
Nos meus planos estão um curso sobre como criar blogs do zero e outro sobre como aumentar suas vendas no Fiverr. Claro que teremos também o poderoso curso de 0 a 100, ensinando a ganhar os primeiros 100 dólares na internet, o objetivo principal desse site.
Essas são algumas ideias de cursos, tenho certeza que você consegue pensar em algo para o público que você já tem, podendo ir desde um curso de desenho até dicas de como falar em público.
Venda um livro eletrônico (E-Book)
A ideia aqui é basicamente a mesma do curso, mudando apenas o formato no qual você distribuirá o seu conteúdo. Livros eletrônicos podem ser uma ótima oportunidade de capturar um público que prefere ler do que assistir a uma série de vídeos.
Importante notar que caso você já tenha criado a curso em vídeo, basta reutilizar o conteúdo na criação do seu livro, isso poupará seu tempo e facilitar seu processo criativo.
Além disso, um ebook pode ser disponibilizado em outras plataformas como Amazon, aumentando seu alcance, autoridade e confiança, além de criar mais uma fonte de renda.
Venda um template do Notion
O Notion é uma plataforma usada por uma infinidade de pessoas para organizar seus projetos e atividades diárias. Com o aumento da sua utilização e graças à sua grande eficiência surgiram diversos templates personalizados.
Esses templates personalizados se adéquam a cada necessidade e podem ser comprados e vendidos na galeria de templates do Notion. Os valores podem variar de alguns dólares até centenas de dólares.
Sabendo disso, caso você consiga criar um template que faça sentido de acordo com as necessidades do seu público, pode conseguir um bom dinheiro.
Ofereça consultoria individual ou trabalhe como freelancer
Oferecer consultoria ou trabalhar como freelancer são ótimas maneiras de conseguir um dinheiro extra e até mesmo de mudar de profissão. Posso dizer com propriedade porque isso aconteceu comigo após criar meu primeiro blog e atingir algum sucesso com ele.
Após compartilhar um pouco do meu trabalho no LinkedIn, conheci a Amanda da Consultoria Foka e trabalhei como freelancer por algum tempo. Foram tempos de ótimos aprendizados, e claro, de ganhar algum dinheiro extra.
O ponto é, se você conseguir demonstrar alguma habilidade, você estará apto a trabalhar como freelancer e também a prestar consultorias. No meu caso a habilidade foi SEO, sendo algo que toda pessoa que trabalha com sites acaba aprendendo.
Se pergunte, qual sua habilidade e qual o nicho do seu site? Existe algo que você possa ensinar que seria de alto valor para seu público ou que você possa usar no LinkedIn para atrair as pessoas?
Se você está construindo algo único com seu site e possui uma boa estratégia de conteúdo, a resposta com certeza será sim. Fica a seu critério ver se faz mais sentido anunciar diretamente para o público do seu site ou apenas usá-lo como prova de suas habilidades para se promover no LinkedIn.
Venda conteúdo exclusivo e limitado
Esse é um dos modelos de monetização favoritos de sites e portais de notícia, onde você oferece uma parte do conteúdo gratuitamente e o restante só pode ser acessado ao pagar uma mensalidade.
É possível monetizar blogs da mesma maneira, oferecendo certos conteúdos apenas para assinantes, como, por exemplo, no site de autoajuda do Mark Manson. O autor oferece alguns artigos muito bem escritos para todos os leitores e deixa o arquivo completo e textos exclusivos apenas para assinantes.
Duas coisas são importantes para isso funcionar:
- Definir um bom preço, para ganhar no valor, mas não exagerar e perder em quantidade
- Oferecer conteúdo com uma qualidade que justifique pagar uma assinatura. Você não pagaria por um conteúdo que pode ser encontrado em qualquer lugar.
Cobre pelo acesso à sua comunidade online
Cobrar pelo acesso a uma comunidade onde todos tem um objetivo em comum pode ser altamente rentável, uma prova disso é o Pedro Sobral. Inicialmente ele trabalhava com tráfego pago e produziu conteúdo gratuito sobre o assunto em seguida.
A qualidade dos seus conselhos e a grande quantidade de pessoas interessadas em aprender sobre tráfego pago criaram o ambiente perfeito para o surgimento da Comunidade Sobral de Tráfego Pago.
Esse método de monetização assim como o anterior, exige uma qualidade muito alta e também consistência na publicação de conteúdos. A vantagem de vender o acesso a uma comunidade, é que em certo ponto os próprios membros começam a auxiliar na criação de conteúdos em fóruns através de discussões e resolução de dúvidas.
Venda produtos físicos
Para muito nichos essa opção é a com o maior potencial de lucros. Aqui podemos pensar em vários produtos como camisetas, blocos de notas, agendas, canecas. As possibilidades são infinitas.
Caso produzir um produto seja algo inviável para o seu negócio, sempre existe a possibilidade de recorrer ao dropshipping e ganhar dinheiro vendendo produtos que você nem mesmo precisa estocar.
Bônus: Venda como afiliado no nicho do seu site
No início eu disse que seriam oito ideias de produtos para vender no seu site, porém vou deixar um bônus aqui, que seria vender produtos relacionados ao seu nicho como afiliado.
Existem diversos programas de afiliados disponíveis em diversas plataformas como Hotmart, Amazon, Fiverr, Eduzz e muitas outras. Basta fazer uma pesquisa pelo Google usando “nicho” + “afiliados” e encontrar o produto certo para seu público.
A Amazon possui produtos de todas as categorias imagináveis, então esse pode ser um bom ponto de partida. Aqui no Bits Monetizados mesmo, em breve vou recomendar os livros que me iniciaram no mundo do Marketing, além dos cursos. Se algum desses produtos for vendido, receberei uma comissão.
Pronto para começar a transformar o tráfego do seu site em dinheiro?
Espero que esses texto tenha te deixado mais preparado para transformar o tráfego do seu site em dinheiro. Caso já ganhe dinheiro com o seu site, essa é uma ótima oportunidade de diversificar suas fontes de renda e se proteger caso haja alguma perca.
A ideia é que pelo menos uma dessas ideias possa ser útil para você e, principalmente, para o seu público. Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro de todas as postagens que ainda estão a caminho e que irão transformar todo o seu conhecimento em dinheiro.
Referências
- Como funciona o Google AdSense
- What you can sell as a Creator?
- Kindle Direct Publishing
- Galeria de templates do Notion
- Consultoria Foka no LinkedIn
- Site da Consultoria Foka em construção
- SEO: o que é, boas práticas e ferramentas para a sua estratégia dar certo
- O que é LinkedIn? Saiba tudo sobre a maior rede profissional
- Mark Manson
- Comunidade Sobral
- O que é Dropshipping: aprenda como funciona, como fazer e comece o seu em 2022
- Transforme o tráfego do seu site em comissões no Fiverr