Como funciona a PancakeSwap?

Se você é um usuário ávido de redes sociais ou simplesmente gosta de ficar na Internet, sabe que os Bitcoins e NFTs estão fazendo um enorme sucesso desde 2021. Em 2022 seu boom foi ainda mais impressionante, com grandes figuras entrando nesse ramo e dando apoio para criação de cada vez mais tokens e coleções. Com tantos por aí, é fácil entender por que existem plataformas para trocas. Uma delas seria a PancakeSwap, uma plataforma de exchanges descentralizadas, ou, como especialistas chamam, DEXs.

Como funciona a PancakeSwap?
Como funciona a PancakeSwap?

Quem gosta de Bitcoins sabe que as DEXs são um conceito cada vez mais comum no mundo das finanças. No entanto, com cada lançamento de DEX, elas vão ficando cada vez mais complexas. Isso acaba fazendo com que investidores novatos se tornem confusos e até mesmo desistam de uma DEX. Porém, existem várias formas de investir de maneira rápida e simples. Com seu design intuitivo e conceito direto, a PancakeSwap é um dos melhores sites para um investidor iniciante.

O que é uma exchange descentralizada ou DEX?

Antes de mais nada, você pode estar confuso sobre o conceito geral de DEX. Por isso é bom que você entenda um pouco mais a fundo sobre o que se trata uma exchange descentralizada, também conhecida como DEX. O fato é que, com a economia digital e os Bitcoins, a descentralização se tornou cada vez mais comum e é um dos pontos que faz dela diferente da economia comum.

Basicamente, a exchange descentralizada faz parte de um grupo do universo dos criptoativos, chamado finanças descentralizadas (DeFi). Nessa mesma categoria, temos as corretoras descentralizadas. Elas oferecem uma emissão de ordem de compra e venda entre usuários de forma que seja de ponto a ponto. Ou seja, em inglês, ‘peer-to-peer’. Sendo assim, é uma ação autônoma. Um exemplo dessa ação são as redes de contratos autônomos (“smart contracts”), como o blockchain da Ethereum, por exemplo.

Você pode gostar:  Carteira de criptomoedas WhaleFin oferece brinde de $25 em BTC

Quais são os contratos de uma DEX?

Antes de adentrar no PancakeSwap, é muito importante compreender que tipos de contratos podem ser firmados por meio de uma DEX como a PancakeSwap. Temos vários exemplos, no entanto, os seguintes são os contratos digitais mais utilizados:

  • Swap: Esse é o contrato mais simples de todos e mais comum, afinal o próprio nome do site já aponta para esse tipo de contrato. Ele funciona por meio do câmbio. O usuário emite uma ordem de compra e venda para poder vender seu Bitcoin e comprar outra.
  • Lending ou empréstimo: É um conceito básico, sendo a ação onde um usuário empresta seus tokens para outro no mesmo site. Em troca, ele recebe juros pela operação.
  • LPs ou pools de liquidez: Os LPs funcionam permitindo que usuários possam deixar suas criptomoedas bloqueadas em troca de recompensas.

O que é a PancakeSwap? Entenda de uma vez por todas

Sabendo dos conceitos básicos, está na hora de entender mais sobre essa DEX. Afinal, o que é a Pancake Swap e como ela funciona? O site já lhe apresenta um design intuitivo, bonito e uma boa experiência de usuário assim que você entra nele. Com cores agradáveis, um investidor iniciante pode encontrar todas explicações necessárias para cadastrar-se no PancakeSwap assim que entra em seu domínio oficial.

O PancakeSwap é executado na Binance Smart Chain e oferece uma série de benefícios para seus usuários. Ela oferece, por exemplo, muito mais rendimento de transação e níveis insignificantes de taxas de transação. Esse lançamento da Binance é muito recente, lançado em setembro de 2020. O site ganhou muitos usuários desde então e o Twitter do PancakeSwap já possui mais de 1 milhão de seguidores.

Você pode gostar:  Mercado Bitcoin lista Radio Caca (RACA) e Tezos (XTZ) em sua plataforma

Entre outras vantagens do PancakeSwap seria o fato dela incluir NFTs em sua plataforma. Além do fato da PancakeSwap ter sua própria coleção de NFTs chamada de PancakeSquad, que foi um lançamento para comemorar a abertura do site. 

Saiba como funciona a PancakeSwap

Para entender a PancakeSwap, vale mencionar que ela funciona na BSC. Isso significa que ela funciona com tokens BEP-20. Porém, fora isso, a PancakeSwap é muito similar a várias outras DEXs por aí. No entanto, ela possui uma ponte que permite que o usuário traga ativos não nativos para sua conta. Um dos pontos mais atraentes do site, no entanto, seria o staking de tokens CAKE. Através desse staking, o usuário recebe tokens de graça. Isso não é algo que muitas plataformas oferecem.

No entanto, na maior parte do tempo, a PancakeSwap funciona como outros sites de DEX. O usuário vai estar trocando e negociando com alguns tipos de criptomoedas existentes. Fora isso, o site continua sendo um tipo de Uniswap com alguns recursos adicionais. É interessante que você, investidor, tente apostar em ambos os sites para obter melhores resultados.

O site da PancakeSwap apresenta outra vantagem, porém, que seria a sua rapidez e facilidade. Com recursos como yield farming e staking, é possível participar de uma rede rápida e barata. Dessa forma, um investidor novato pode investir sem ter medo de perder muito e ter mais chances de ganhar resultados com seu investimento.

A PancakeSwap é segura?

Sendo produzida pela Binance, essa plataforma é totalmente legítima e segura para seus usuários. Apenas em seu primeiro mês ativo, ela fez mais de 3 milhões de dólares só na sessão de NFTs e mais de 10 milhões no site ao todo. Por isso, se você pretende se juntar a essa plataforma, não é necessário ter medo.

Você pode gostar:  Dicas de educação financeira

Qual é a criptomoeda mais usada na PancakeSwap?

A plataforma de DEX possui sua própria criptomoeda. O usuário pode usar o token CAKE para obter ganhos maiores, ainda mais por meio do staking. O token CAKE pode ser utilizado de várias maneiras dentro desse ecossistema e os usuários ainda são recompensados com CAKE se fazerem fornecimento de liquidez. Em geral, se investidores buscam uma forma de começar e ganhar bastante com isso, a PancakeSwap pode ser a plataforma correta para dar o primeiro passo no mundo das finanças digitais. Vários usuários conseguem obter milhões em apenas alguns meses de registro no site.

Aproveite para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do site.

Imagem padrão
Camille Paoleschi

Me chamo Camille, tenho 19 anos e escrevo desde minha infância. Atuo como redatora de conteúdo e sou apaixonada em animes de vários gêneros, desenhos animadoa e video games. Tenho um interesse enorme por idols, Vtubers e suas seiyuus.

Artigos: 56

Atualizações da newsletter

Digite seu endereço de e-mail a seguir para assinar a nossa newsletter

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.