Como se tornar um Vtuber sem dinheiro?

O ramo dos Vtubers na Internet tem se tornado algo cada vez mais reconhecido fora do Brasil, mas já existem exemplos de Vtubers brasileiros populares e conhecidos. Por conta do alcance mundial dessa popularidade, milhares de pessoas ao redor do mundo desejam experimentar um pouco desse mundo. 

Porém, começar dentro dele pode ser algo assustador e até mesmo muito caro. Infelizmente, ser um streamer virtual pode não ser algo que qualquer um possa fazer. Mas será que é preciso ser assim? Hoje citaremos alguns meios para quem não tem uma renda alta ou até mesmo nenhuma renda para começar sua jornada como Vtuber.

Como se tornar um Vtuber sem dinheiro?
Como se tornar um Vtuber sem dinheiro?

Vale notar que, assim como streamers normais, Vtubers podem receber por doações e, no Twitch, através de bits. Sendo assim, é possível começar a fazer uma renda extra e, dependendo de sua popularidade no futuro, até mesmo tornar esse trabalho em um trabalho fixo. Lembrando que os melhores Vtubers não apenas fazem transmissões ao vivo. Existem vários outros detalhes que aumentam sua autoridade digital, trazem verba para eles continuarem com seu conteúdo e torná-los mais populares. Mas você sabe o que é um Vtuber de fato? Vamos resumir um pouco sobre o assunto abaixo.

Entenda mais sobre o que é um Vtuber

Antes de mais nada, é importante clarificar o que é um Vtuber e o que eles fazem. Existem algumas pessoas que ainda ficam em dúvida e acham que há regras específicas sobre o assunto. No entanto, a verdade é que a definição de o que realmente é um Vtuber é apenas dada como um streamer ou criador de conteúdo audiovisual digital. Essas pessoas não mostram suas caras, na maioria das vezes, e não falam seus nomes reais ou revelam sua identidade, elas usam avatares 3D, 2D e até em outros formatos para construir seu canal.

Você pode gostar:  Top 10 melhores Vtubers da Nijisanji

Mas será que existem detalhes que são obrigatórios? Fora criar seu personagem e fazer algum tipo de conteúdo online usando esse personagem original, não é necessário que você invista em mais nada. No entanto, alguns Vtubers fazem conteúdos diferenciados como músicas de diversos gêneros. Além disso, alguns Vtubers se tornam tão populares que começam a fazer publicidade.

Fora isso, é válido notar que um avatar virtual não precisa ter estilo de anime ou até mesmo ser uma pessoa. Existem Vtubers com avatares de animais ou até objetos. Além disso, os Vtubers não precisam se juntar a uma agência de talentos como Hololive para seguir sua carreira. Você pode ser um Vtuber independente e se tornar muito popular, um dos exemplos sendo a Vtuber Iron Mouse, que atualmente lidera a Twitch com maior quantidade de subs.

Quais habilidades você precisa para ser Vtuber?

Agora você já sabe o que seria um Vtuber, porém muitos ficam com medo que é necessário ter noções prévias para iniciar nessa área. No entanto, enquanto existem certas questões, é possível dizer que qualquer pessoa pode começar e não é necessário fazer um curso ou qualquer coisa do tipo para preparar você para lidar com sua carreira de Vtuber. Porém, é interessante que a pessoa tenha as seguintes habilidades:

  • Boa comunicação ou social, afinal você vai interagir com seu público e precisa estar disposto a parar de ser tímido se quer realmente ter um público engajado, que interage em suas streams;
  • Noções sobre a autoridade digital. É muito comum que as pessoas esqueçam do fato que, como um criador de conteúdo virtual, um Vtuber precisa fazer um ótimo marketing pessoal para criar uma autoridade e ter público maior;
  • Não tenha medo de tentar novas coisas. Se você tem muito receio de experimentar novas coisas, é preciso perder esse medo. Quando você cria conteúdo para a Internet, é ideal sempre trazer algo novo para seu público.
Você pode gostar:  9 animes parecidos com Kakegurui (2017)

Fora essas habilidades, também é bom ter noção que um Vtuber precisa de certos equipamentos para produzir seu conteúdo e fazer suas transmissões ao vivo.

Equipamentos baratos para se tornar um Vtuber

Para se tornar um Vtuber de forma barata, é preciso considerar os principais equipamentos que você vai precisar. Primeiramente, devemos apontar que nem são tantos assim, mas muitas pessoas não conseguem fazer uma pesquisa de mercado e acabam comprando produtos por preços muito altos. Abaixo, confira dois itens que todo Vtuber de sucesso precisa ter.

Top 4 melhores Vtubers independentes
Top 4 melhores Vtubers independentes

Computador capaz de aguentar jogos ou streams

Mesmo que não de primeira, o Vtuber precisa pensar em investir em um PC gamer. Esse PC pode ser encontrado em lojas variadas por preços diferentes e também podemos dizer que um notebook gamer não está fora de questão. É essencial apostar em um que possua 64 Bits, Windows 8,10 ou 11 e uma placa de vídeo. Normalmente eles variam entre mil a 4 mil reais.

Cadeira confortável

Comprar uma cadeira gamer ou de escritório é essencial para um Vtuber ou qualquer criador de conteúdo que passa horas em frente ao seu PC. Não é possível se sentir confortável sem esse item, portanto pense em apostar em opções mais baratas de 200 a 300 reais e então, ao juntar dinheiro, aposte em uma cadeira gamer de verdade.

Dicas de como se tornar um Vtuber sem dinheiro

Sabendo do básico, vamos entender como se tornar um Vtuber sem dinheiro. Sabia que nem é necessário ter um computador ou notebook para começar? Vamos ver algumas dicas abaixo!

Você pode gostar:  9 animes parecidos com Black Clover (2017)

Faça download do REALITY

O aplicativo REALITY está disponível para celulares e é totalmente gratuito. Nele você pode criar seu próprio modelo, comprar itens para seu personagem e também fazer transmissões ao vivo para uma grande comunidade. Além disso, é possível fazer transmissões colaborativas com outros Vtubers que são usuários do REALITY. A popularidade do app cresceu muito em 2022 e existem usuários com mais de 1 milhão de seguidores.

Aposte em um PNGTuber

Fizemos um artigo detalhado sobre como ser um PNGTuber, porém iremos explicar o básico para você entender essa opção mais em conta de ser um streamer virtual. Os PNGTubers possuem personagens em formato png transparente e eles usam essas imagens como seu avatar. Uma arte como essa custa muito menos ou até nada para ser feita. Você pode usar criadores de avatares online, como o Picrew, para começar. Gostou da ideia? Vai tentar começar dentro desse meio? Conte mais para nós abaixo!

Imagem padrão
Camille Paoleschi

Me chamo Camille, tenho 19 anos e escrevo desde minha infância. Atuo como redatora de conteúdo e sou apaixonada em animes de vários gêneros, desenhos animadoa e video games. Tenho um interesse enorme por idols, Vtubers e suas seiyuus.

Artigos: 57

Atualizações da newsletter

Digite seu endereço de e-mail a seguir para assinar a nossa newsletter

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.