PNGTubers: O que são e como criar o seu?

Muitas pessoas ficam com receio de não ter a verba para arcar com a criação de seu próprio modelo 3D original de Vtuber. Afinal, o preço pode ser muito alto até fora do Brasil e ainda mais alto dentro do país. Modelos feitos por artistas reconhecidos pela comunidade, por exemplo, podem custar mais de 2000 reais para serem feitos. Além disso, podem incluir apenas o modelo e nada das animações para seguir seus movimentos, ou seja, sem ‘tracking’. Portanto, muitos ficam se perguntando como é possível entrar para esse mundo se você não tem dinheiro suficiente para fazer isso.

PNGTubers: O que são e como criar o seu?
PNGTubers: O que são e como criar o seu?

A questão é que poucas pessoas entendem que ser um Vtuber não precisa ser feito de apenas uma forma. Podemos citar que existe uma subcategoria no universo dos Vtubers, uma que muitos iniciantes usam para começar a produzir conteúdo, lucrar e, assim, poder juntar verba para ter seu próprio modelo 3D e também outros ítens personalizados para suas transmissões ao vivo. Estamos falando sobre os PNGTubers, uma subcategoria de youtubers virtuais que estão se tornando cada vez mais populares.

Nesse artigo iremos detalhar sobre o que eles são, como criar o seu PNGTuber e até mesmo alguns métodos de criar pequenas animações para seu PNGTuber que realmente seguem aquilo que você está falando, por exemplo uma animação de fechar e abrir a boca que é simples, porém necessária e aumenta a qualidade do seu conteúdo. Antes de tudo, é bom entender o conceito geral de o que é um Vtuber.

Entenda o que é um youtuber virtual ou Vtuber

Muitos ainda estão com essa dúvida, por isso é importante trazer um resumo dessa atuação na Internet. Desde 2020, milhares de novos Vtubers vieram à tona e essa atividade não parece parar a qualquer momento. A presença da pandemia acabou causando um boom nessa comunidade, tanto em questão de quantidade de novos criadores quanto em questão de quantidade de novos fãs os assistindo. 

Kizuna Ai
Kizuna Ai

Os Vtubers se tratam de pessoas que criam conteúdo para Internet usando um avatar virtual, normalmente ele é 3D, porém iremos mostrar nesse artigo que esse não é o único formato para seu avatar. O conteúdo criado varia entre gameplays, comentários, jogos de questões e outros tipos de conteúdos. Devemos também mencionar que existem grandes agências de talentos envolvidas nesse meio, elas cuidam de alguns Vtubers mais famosos e considerados Vtubers profissionais. Muitas vezes, esses talentos não apenas fazem streams e vídeos, mas também cantam e dançam em eventos virtuais.

PNGTubers: O que são?

Se um Vtuber é um youtuber virtual, podemos dizer logo de cara que PNGTubers são a mesma coisa. No entanto, o que muda é sua apresentação visual. Ela é o que os torna um tipo de atuação um pouco mais barata, pois é fácil encontrar alguém ou algo que possa prover você com arte 2D em formato png e fundo transparente de seu personagem original. 

Basicamente, os PNGTubers trabalham usando imagens transparentes em formato png de seus personagens e, muitos, até conseguem fazer tracking através de suas vozes diretamente para essas imagens serem animadas. Sendo assim, vale notar que nem todo PNGTuber faz isso ou pode fazer isso, então muitos simplesmente possuem uma imagem de avatar no canto da tela com um áudio por cima.

Como criar o seu PNGTuber?

Os PNGTubers são indicados para iniciantes por conta de sua facilidade de criação. Primeiramente, é muito mais comum encontrar um artista que saiba desenhar em 2D do que uma pessoa que possa modelar seu Vtuber em 3D. 

Além disso, os preços são mais baixos, podemos dizer que um desenho transparente e detalhado de apenas um busto de um personagem original possa chegar até 100 reais. Porém, a maioria dos artistas cobram entre 40 a 70 reais, isso depende de seu estilo de arte e quantidade de seguidores. Abaixo veja alguns dos principais meios para criar seu PNGTuber!

Encomendar pelo Twitter

No Twitter é possível achar muitos artistas, especialmente aqueles com traços de anime. Basta pesquisar por ‘encomendas abertas’ na barra de pesquisa da rede social. Você pode encontrar várias opções por preços diferentes. Lembre-se sempre de ler as condições e termos de uso do artista, pois um PNGTuber seria, tecnicamente, um uso comercial da arte. Nem todos artistas gostam disso, portanto tenha certeza que isso é permitido.

Use o Picrew

Se no atual momento você realmente não pode pagar nada e quer começar logo mesmo assim, existem outros meios. O Picrew é um dos sites que se tornou famoso em 2018 por ser uma coletânea de pequenos ‘jogos’ feitos por diversos artistas com traços diferentes que são usados para criar personagens. 

Os jogos são simples, eles oferecem vários itens e você precisa apenas clicar naquilo que quer para montar seu personagem. No entanto, vale notar que o site é em chinês e você pode precisar usar o Google Tradutor para ajudar na montagem de seu PNGTuber.

Como animar um PNGTuber? Veja uma forma simples e rápida

Então você criou seu próprio personagem pelo Picrew, fez várias poses com várias expressões ou até mesmo encomendou um personagem original daquele artista que você ama. Porém, como é possível animar um personagem que não é 3D e também não é uma arte em formato gif? Existe um programa leve, gratuito e livre de perigo que você precisa conhecer: o Veadotube mini.

Esse programa oferece uma vantagem enorme para qualquer PNGTuber iniciante. Antes, as pessoas precisavam aplicar códigos e usar o chat do Discord para fazer animações. Hoje, basta baixar o Veadotube mini em seu site oficial e começar a usar ele. O programa é leve e roda em Windows 32 bits e 64 bits. Sendo assim, até máquinas mais antigas podem rodar o software. Fora isso, vale mencionar que ele é uma criação feita por PNGTubers brasileiros!

O programa é simples de entender, basta fazer upload de suas imagens no programa. Quando você falar, ele irá reagir da forma que cada ação possui. Ou seja, cada ação terá sua própria imagem. Por isso, é bom encomendar várias expressões para seu personagem. Sabendo de tudo isso, você pode criar seu próprio PNGTuber e ser feliz. E aí, gostou ou se interessou em começar? Nos conte abaixo!

PNGTubers: O que são e como criar o seu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/