Como se tornar Vtuber: Aparelhos, custo e Hololive

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais o entretenimento está evoluindo para algo totalmente inovador, inclusive e principalmente no meio digital. A internet, nos últimos anos, apresentou um crescimento nos criadores de conteúdo com avatares virtuais. Esses foram apelidados de Vtubers, por serem, de forma resumida e básica, um Youtuber com um avatar online. O crescimento dessa modalidade de entretenimento online fez com que muitas pessoas se interessassem não apenas em assistir esses ícones digitais, mas também querer se tornar um Vtuber assim como eles.

Quem começa a assistir os Vtubers acaba se questionando como que é o processo para começar a produzir conteúdo usando um avatar online assim como essas pessoas. Apesar do que muitos acham, há várias maneiras, mas já é bom deixar claro: O início pode ser caro, portanto, é preciso ter planejamento e analisar as possibilidades mais viáveis para cada um, pois existem muitas opções para iniciar no mundo dos Vtubers.

Nesse artigo, daremos uma pequena introdução de como esse processo funciona, em específico para pessoas presentes no Brasil. Existem já vários Vtubers em território nacional em sua jornada para o sucesso virtual e vale notar que existe uma quantidade ainda maior de Vtubers fora do país, especialmente no Japão e Estados Unidos. Por fim, vale mencionar a famigerada Hololive, o que seria considerado uma das maiores conquistas para qualquer Vtuber obter.

Quais os passos e habilidades necessárias para se tornar um Vtuber?

Querer se tornar em um Vtuber da noite para o dia pode não ocorrer, além do fato que o equipamento deve ser arranjado, um modelo precisa ser feito ou encomendado de um profissional da modelagem 3D ou 2D, além de vários outros pequenos fatores. Mas, em primeiro lugar, vale notar que há passos básicos e habilidades necessárias para que uma pessoa possa ser um Vtuber. Abaixo, citaremos sete principais passos para você realmente se destacar nesse mercado virtual em constante crescimento.

1 – Tenha noções de tecnologia

Antes de tudo, um Vtuber precisa ter noções, ao menos, básicas de tecnologia. Saber utilizar um computador, celular ou notebook é o mais básico necessário. A pessoa precisa compreender quais os sites na Internet mais recomendáveis para fazer streams, ou seja, as transmissões ao vivo. Sendo esses o Youtube ou a Twitch, além do fato que a pessoa precisa compreender o uso de redes sociais para poder se conectar com seus viewers.

2 – Não tenha vergonha de se expressar

Assim como um Youtuber normal, o Vtuber ainda estará utilizando sua voz, na maioria das vezes, porém o maior diferencial é que não existe a necessidade de mostrar a face nas streams e vídeos usando o personagem virtual criado para o uso da pessoa. Mesmo assim, se você quer de fato se tornar um Vtuber, é preciso não ter medo de se mostrar, atuar em personagem caso necessário e, acima de tudo, é preciso tentar largar a vergonha. Possuir carisma é um item muito bom para se destacar.

3 – Tenha uma boa conexão Wi-Fi

O recomendável é que uma pessoa tenha, ao menos, 10 MB de Internet por segundo, porém ainda assim suas streams podem precisar de uma qualidade mais baixa em determinados momentos caso essa seja sua Internet. O mais ideal é que haja uma conexão através de fio diretamente no computador onde a transmissão ao vivo está ocorrendo, além de, caso haja possibilidade, a conexão ser de fibra óptica.

4 – Faça seu personagem original

A pessoa vai precisar de criatividade para essa etapa, afinal é bom ter originalidade e lembrar-se de conferir também exemplos de Vtuber mais famosos. Um dos grandes exemplos seria a Usada Pekora, Vtuber japonesa, com uma personagem virtual que possui traços de coelha, como orelhas de coelho e cenouras em seu cabelo. O personagem não precisa, necessariamente, ter características de um animal, existem outros Vtubers como a Vtuber Calliope Mori, uma Vtuber americana, possui um avatar baseado na própria morte.

5 – Entre em contato com um artista

Encontrar um artista através de sites como Twitter, Fiverr e outros para produzir o modelo em 2D ou 3D é o passo após ter produzido uma personalidade, aparência e, caso quiser, uma história para o avatar virtual. Os artistas costumam a cobrar um preço alto para fazer esses modelos, afinal são produzidos do zero por apenas uma pessoa, incluindo o cabelo do personagem, suas roupas e, em alguns casos, a pessoa até mesmo produz as animações para o personagem. O preço, no Brasil, costuma a variar entre R$ 700 e chegar até R$1600 para personagens mais complexos, então vale notar que não é um investimento barato.

6 – Confira se seu equipamento pode suportar o chamado ‘tracking’

O equipamento de um Vtuber precisa ter a capacidade de reconhecer a face da pessoa atrás da tela e então passar suas expressões para o personagem animado. Caso o computador não possua a capacidade de tracking, o personagem ficará estático na tela. O programa de graça chamado VSeeFace é o mais utilizado para que o computador faça o tracking, porém nem todos computadores rodam, além do fato que ele precisa de Windows 10.

7 – Baixe o OBS Studio ou outros programas para streaming

Quer fazer lives? Então é preciso ter o OBS ou outros programas que permitam gravar a tela do computador e também editar a aparência da stream. No OBS, por exemplo, o Vtuber poderá adicionar seu chat na tela, além de poder adicionar efeitos de tela que combinem com seu personagem, algo que vários grandes Vtubers fazem no Japão.

Bonus: O que é a Hololive e como se juntar?

O que é Hololive e como se juntar?
O que é Hololive e como se juntar?

Sabendo quais os principais equipamentos para começar a trabalhar nesse meio, devemos mencionar um pouco sobre o Hololive. Essa é uma agência para Vtubers do Japão, porém que se expandiu para os Estados Unidos, China, Índia e até outros continentes. Eles possuem vários Vtubers, dos quais chamam de talentos, que produzem vídeos, fazem streams e, em alguns casos, participam de shows online com direito a plateia, ingressos e muitos efeitos especiais. Hololive se tornou um sucesso e um verdadeiro marco para Vtubers, pois apenas os melhores dos melhores podem se juntar através de suas audições anuais.

Como se tornar Vtuber: Aparelhos, custo e Hololive

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/