De onde saiu o nome da tecnologia Bluetooth

A origem maluco por trás do nome de uma das tecnologias mais presentes em nossas vidas

A história do Bluetooth teve início com o início do reinado de Anderson, o rei Haroldo I da Dinamarca. Esse governante foi um dos mais importantes da história da região, responsável por formalizar o cristianismo como religião local e unificar os territórios da Dinamarca e da Noruega por um tempo, além de ser um dos governantes mais lembrados da Escandinávia.

De onde saiu o nome da tecnologia Bluetooth
De onde saiu o nome da tecnologia Bluetooth

Blueberries

Ele tem um apelido “dente azul”. Bluetooth em inglês, porque a higiene bucal não era prioridade para ninguém naquele período e ele acabou ficando com um dos dentes ali da cor acinzentada meio azulada e que levou ele a ser conhecido assim.

Essa é a lenda local que os dentes eram azuis, porque ele comia muitas frutinhas que pareciam Blueberries e a boca ficava sempre com essa cor mais azulada. Pois é, o rei é que emprestou o nome para essa tecnologia.

Hedy Lamarr

Avançando no tempo, chegamos no período da Segunda Guerra Mundial e aos esforços de uma estrela de Hollywood, Hedy Lamarr, uma das mulheres mais incríveis da história da tecnologia, por causa dessa vida dupla ao mesmo tempo em que fazia filme tipo o épico Sansão e Dalila, ela era cantora e mesmo sem qualquer formação, engenheira!

Entre várias outras tecnologias da rede, ajudou a desenvolver com o músico George, uma espécie de aparelho de interferência. Porém, esse recurso não foi usado até décadas mais tarde por ser considerado complexo demais e a genialidade da atriz só foi reconhecido depois de muito tempo, mas o próprio projeto felizmente não ficou só no papel, a patente acabou aproveitada em vários momentos na década seguinte e não era a única sobre esse assunto, mas com certeza foi uma das que muitas empresas usam mais para frente em sistema de comunicação sem fio. Isso inclui o Wi-Fi.

Todos os aparelhos que surgiram com o consumidor, rapidamente eram pensados para ter mecanismos a distância para ter uma versão que não precisava de fios. Imagine o controle remoto da televisão, ele funciona normalmente. Enviado via ultrassom ou infravermelho, existe desde a década de 1950, mas ele se restringe a uma ação bem simples respondendo uma ação básica.

O sonho da indústria era um padrão de conectividade que fosse constante entre aparelhos iguais, parecidos ou bem diferentes entre si e como a nossa ideia que é só falar do bluetooth, não das tecnologias em geral, muita coisa que veio antes dele.

A empresa de tecnologia Ericsson, o chefe do setor de tecnologia. Nilson contratou três pessoas para ajudar a criar um sistema de conexão sem fio e descoberta de ondas de rádio entre um aparelho básico que podia ser um computador e um fone de ouvido sem fio.

A empresa estava pensando em lançar o novo aparelho, caso funcionasse a fusão entre o físico, humano e os engenheiros.

O início

Começaram então a bolar um esquema para manter os aparelhos pareados e trocando informações a todo momento entre si esse, tal fone que hoje um padrão nem chegou a sair porque a tecnologia se provou muito mais difícil do que parecia para época, ela ficou vários anos em desenvolvimento interno e só teve novidade de novo 1997.

A Ericsson tinha desenvolvido um sistema chamado Mc links, a Nokia tinha o low Power RF, a Intel trabalhava no mês, RF EA Toshiba de uma planta parecida, mas nenhuma delas individualmente bem-sucedida.

Nasce em Setembro de 1998, o Bluetooth Google SG tornando-me ciumento por Ericsson, Nokia, IBM, Toshiba, Intel. No fim desse mesmo ano já eram 14 mil companhias oferecendo a nova tecnologia.

Dispositivos

O primeiro MP3 player com Bluetooth habilitado teve seu lançamento em 2002 e o início do uso da tecnologia na área da saúde. Além disso, sai a primeira grande atualização nas ligações o padrão 1.2 com velocidade máxima de transferência de dados, mais agilidade no pareamento, e menor possibilidade de interferência.

Em 2004 vem o poderoso Bluetooth 2.0 que apresenta um novo modo de transmissão, desta vez permite a transferência de até 3 MB por segundo, nesse momento, o mundo tem 250 milhões de aparelhos com a tecnologia e veio também o primeiro headphone estéreo com a tecnologia.

Linha do tempo

Em Julho de 2007 com a versão 2.1 que o grande destaque é o pagamento único, mais seguro, uma fotografia, ainda meio básica, mas bem melhor que o único código PIN que antes era necessário nas versões anteriores ao longo dos últimos anos.

A versão 3.0 com atualizações automáticas e velocidades muito maiores graças a utilização de um padrão de comunicação. Wi-fi, o que possibilita até transmitir vídeos nesse período de início da era dos smartphones em grupo, já era bastante usado para passar arquivos entre celulares.

O primeiro smartphone a ter a tecnologia de Bluetooth Smart, teve sua estreia no iPhone 4, esse padrão estabelecer conexões que é muito mais eficiente em dispositivos sem fio, usando o mínimo possível de energia, o que tornava ele totalmente ideal para aparelhos com o pulseiras inteligentes outros verbos e a tag.

Segurança

Rastreamento de objetos ou então de pessoas de privacidade começaram a ser discutidos como atualização apenas na versão 4.1 de 2013, ficou com menos alarme nesse período. A Google anunciou que vai adotar também o Bluetooth Low Energy no Android, o qual populariza mais essa tecnologia planejada para 2014.

O Bluetooth 4.2 lançado com suporte, cidade e uma conectividade muito mais segura, tanto na versão normal, quanto na debaixo de energia, com você finalmente podendo escolher se vai avisar ou não os outros aparelhos que o seu está condutor ligado está disponível para pareamento, mas o maior destaque no caso da convencionais é mesmo de conectividade com internet e um padrão via IP chamado em PSP.

Tempos modernos

A versão atual, o Bluetooth 5.0 ou só 5, de 2016, trouxe quatro vezes mais alcance do que a versão anterior, além de dobrar a velocidade de transferência de dados. O Galaxy S8 foi o primeiro smartphone comercial do mundo a trazer essa conexão já em 2017.

Atualmente o 5g chegou para concorrer com a rede bluetooth. Ela oferece mais estabilidade também agilidade e maior precisão na localização da direção dos outros dispositivos conectados.

Carinhosamente
Marcos Mariano

De onde saiu o nome da tecnologia Bluetooth

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/