MÊS LGBT+ : Literatura ajuda a combater o preconceito


Orgulho LGBT+ | Literatura ajuda a combater o preconceito

Autor lança livro no Catarse com personagens LGTB+. Ficção mais diversa gera sociedade menos intolerante.

Rio de Janeiro. 18, junho de 2021

A literatura sempre foi uma forte arma contra o preconceito. As histórias em quadrinhos já traziam personagens LGBT+ há muito tempo, permitindo que os membros se vissem nas obras que consumiam. Essa tendência vem sendo cada vez mais recorrente nos livros, o que evidencia a importância do debate sobre orientação sexual e identidade de gênero. E no mês do orgulho LGTB+, essa discussão se amplia ainda mais.

Rodrigo Roddick
Rodrigo Roddick

Rodrigo Roddick, autor de Teste Sua Morte, se orgulha de envolver personagens de diferentes gêneros e orientações em seus livros. O escritor revela que já em Emissários da Morte explorava situações como poligamia e homossexualidade, bem como identidade de gênero.

“Na verdade, desde quando eu comecei a escrever O Paladino, um livro que pretendo reescrever, eu já me interessava pela homossexualidade. Afinal foi próximo da minha época de descoberta” explica o autor “Emissários da Morte surgiu depois que eu já tinha amadurecido sete anos sobre o assunto. Aprendi muito nesse período”.

Em seu novo livro, Teste Sua Morte, o autor também abordou a homossexualidade, desta vez através de mulheres. Ele gosta de tratar o tema de forma sutil dentro da obra, não optando pela militância, mas apenas apresentando como ele deve ser encarado: normal.

“Teste Sua Morte traz representatividade LGBT+, principalmente às lésbicas. A primeira personagem que aprece na trama é lésbica. Não posso dizer mais para não dar spoiler, mas posso falar que sua orientação sexual impacta indiretamente na trama” revela Roddick, que desabafa “Eu milito pouco nos meus livros. É triste dizer isso, mas é verdade. Nas minhas histórias eu procuro colocar o ‘meu olhar’ sobre a homossexualidade e a identidade de gênero. Ou seja, para mim, não há nada de errado com a gente. Somos perfeitos como a natureza criou. Escrevo personagens LGTB+ vivendo suas vidas a despeito do preconceito. Aqui na realidade é difícil não esbarrar em situações discriminatórias, e é muito triste vê-las ocorrerem em pleno século XXI, mas na literatura eu crio um ambiente no qual eu quero viver, pelo menos nessa parte. Porém não pense que tudo são flores em meus livros. Longe disso”.

Você pode gostar:  Antologia poética une escritores brasileiros e portugueses na pandemia

Trazer personagens LGBT+ é importante para gerar identificação dos membros, mas também para mostrar ao mundo que existem pessoas diferentes do que é comumente visto nas obras midiáticas. Roddick acredita que a tendência é tornar esses meios cada vez mais coloridos com diversidade.

“Quanto mais inclusivo for as histórias na ficção, mais seremos incluídos na sociedade. Isso não é só uma frase bonita, é um fato. As histórias devem se preocupar em tornar seu ambiente cada vez mais diversificado. E não só em junho. Vejo muitas empresas apoiarem a causa LGBT+ neste mês, mas isso devia ser uma constante. Afinal, não deixamos de ser quem somos nos outros meses” defende.

O escritor revelou que não apenas criou personagens LGTB+ nos livros já publicados, como também os desenvolveu em histórias que ainda não chegaram aos leitores. Suas criações são um grande palco da diversidade.

“Em todo livro que escrevo, sempre penso em superar o anterior. Se eu já falei sobre gays, quero falar agora sobre lésbica. Se já falei sobre lésbica, quero falar sobre trans… E assim eu quero passar por todas as letras do LGBTQIA+. Tenho histórias prontas com homem trans, sobre mudança de gênero. É um assunto delicado? Sim, mas é por isso que deve ser falado. Somos pessoas que já vivemos muitos conflitos, portanto eu trago esses conflitos para trama principal e convido todos os leitores a passar por eles. A empatia é o resultado natural” confessa Rodrigo.

Teste Sua Morte só vai chegar aos apoiadores em setembro, porém mesmo assim ele ganha um motivo a mais para ser adquirido ainda neste mês. A obra está em campanha no Catarse e já alcançou 30% da meta. Novos apoios podem ser efetuados até 19 de julho. O livro também está disponível em e-book na Amazon desde janeiro.

Você pode gostar:  Resenha completa da série Artemis Fowl

Serviço:

Autor Rodrigo Roddick

Livro: Teste Sua Morte

Teste Sua Morte
Teste Sua Morte

Sinopse: Oito pessoas acordam na escuridão. Elas não se conhecem e não sabem como foram parar ali. Suas memórias foram roubadas. Percebem que estão em uma caverna que ameaça deslizar…Vasculham o ambiente, mas não há saída. Só existe um jeito de fugir: ofertar uma vida. Um deles deve morrer.

Publicação impressa: (previsão): setembro/2021

Onde: Catarse, link: www.catarse.me/testesuamorte

Data de encerramento da campanha: 19/07

Meta de arrecadação: R$ 9.500

Publicação digital: JAN/2021 Onde: Amazon.

Links para livros digitais:

Teste Sua Morte https://amzn.to/3p28tTw

Sangue Negro: http://bit.do/sangue-negro

Emissários da Morte: https://goo.gl/Aw174V

Redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/rodrigoroddick/

https://www.instagram.com/emissariosdamorte/

Facebook: https://www.facebook.com/rodrigo.roddick/

Contato: [email protected]

Release enviado em 18/06/2021
Fonte: Rodrigo Roddick

Marcos Mariano

Tenho 28 anos de idade e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia e literatura. Atualmente estudo Análise e Desenvolvimento de Sistemas e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Postagens recentes