O que significa anime slice of life

Qual o significado de slice of life

Slice of life é o nome dado ao estilo de animação que trata de assuntos do cotidiano, sendo realmente uma fatia da vida. Normalmente acompanhamos o dia a dia de um personagem e como ele lida com seus problemas na escola, no trabalho e em seus relacionamentos.

Eu resolvi escrever um pouco sobre slice of life já que esse é o meu gênero favorito, e o que eu mais assisto. São tantos animes bons e curtos que eu fico perdido sobre o que assistir em seguida.

Os enredos podem ir desde romances até competições esportivas, sendo o ambiente escolar o mais comum, já que a adolescência é um período bem propício para os temas geralmente tratados: amores, trabalho, estudos, dúvidas sobre o que fazer na vida.

Animes bons e curtos

Um dos principais motivos de eu ter começado a assistir slice of life é que os animes são no geral bons e curtos. O mais comum é o anime ter 12-13 episódios e um final aberto.

Esse ciclo corresponde mais ou menos 90 dias em obras com lançamento semanal, e coincide perfeitamente com o lançamento das temporadas de verão, outono, inverno e primavera.

Anime Gamers, até hoje sem sinal da segunda temporada

O fato de grande parte dos finais serem abertos incomoda muitos fãs, e é um dos motivos de muitas pessoas não gostarem ou acharem chatos. No meu caso, é exatamente o contrário: os finais abertos aquecem meu coração e fazem com que eu me apaixone cada vez mais.

Slice of life é chato?

Uma das coisas mais comuns a se ouvir é que animes slice of life são chatos, e existe um motivo para isso, maioria das histórias se passa bem devagar e com muitas reviravoltas. Para uma pessoa acostumada a toda ação que um shounen proporciona e com as coisas acontecendo em instantes pode ser difícil de se acostumar.

Acredito que o importante aqui seja dar uma oportunidade e ver se você gosta do estilo. No meu caso funciona como um remédio para a tristeza ou solidão, então quanto mais devagar passar melhor, assim eu tenho mais tempo de absorver tudo.

Mas uma coisa eu afirmo com toda certeza, animes slice of life não são chatos, eles são no máximo mais lentos do que as obras que você se acostumou a assistir. Afinal, o que tivemos na televisão aberta além de shounen?

Anime slice life escolar

Como dito anteriormente, o cenário mais comum para um slice of life é o ambiente escolar, existem tantas coisas que tornam esse ambiente adequado. Entre elas, amores não correspondidos, bullying, problemas para fazer amizades, ter que lidar com trabalhos de meio período.

Dois animes escolares que me marcaram bastante foram Gamers e We Never Learn: BOKUBEN. Ambos contam com um protagonista que se parece comigo em vários sentidos e me fizeram aprender muitas coisas sobre a vida.

Gamers

Sinopse: “Quer ficar comigo… no Clube de Videogames?” Keita Amano é um cara isolado e medíocre sem quaisquer traços interessantes de personalidade, exceto seu amor por jogos. Um dia, ele é abordado por Karen Tendo, a garota mais bonita da escola e presidente do Clube de Videogames. Esse momento muda a vida de Keita para sempre, e o transporta para uma comédia romântica com belas garotas gamers… Pelo menos, era pra ser assim. Mas com ele, é diferente.

Gamers

Gamers é um anime que muda a maneira como vemos o mundo. Logo no primeiro episódio o protagonista é questionado sobre seu gosto por jogos e solta a seguinte frase:

Jogos são o que nos mantém vivos, não podemos ignorar isso.

Keita Amano

Apesar de serem formados casais bem cedo na história, maior parte do anime gira em torno de reflexões sobre a importância não só dos jogos nas vidas das pessoas, mas também de fazer coisas que preencham seu coração.

We Never Learn: BOKUBEN

Sinopse: Nariyuki Yuiga está em seu último e excruciante ano de colegial. Ele quer obter uma “recomendação especial VIP” que lhe conferirá uma bolsa integral na faculdade, e para isso ele precisa orientar seus colegas de sala em seus estudos para o vestibular. Duas de suas pupilas são Fumino Furuhashi, a “Bela Adormecida da floresta literária”, e Rizu Ogata, a “Polegarzinha computadorizada” – duas das mais belas e geniais garotas da escola! Mas embora todos as considerem academicamente impecáveis, Nariyuki logo descobre que elas são umas completas tapadas fora de suas especialidades!

We Never Learn: BOKUBEN

Nariyuki Yuiga é um personagem tão simples e envolvente que nos faz repensar toda a maneira com que vemos a escola e as pessoas que tem boas notas, os nossos queridos nerds.

Yuiga tem notas excelentes, mas mesmo assim continua sendo uma pessoa humilde, pois só ele sabe o quanto teve que se esforçar para chegar onde está. Seu sonho é conseguir ir para a faculdade e dar uma vida melhor para sua família.

Você com toda certeza devia dar uma oportunidade para esse anime, tenho certeza que não ira se arrepender.

Porquê animes slice of life são underrated

Eu acredito que os animes são completamente underrated por boa parte da comunidade otaku por serem obras que levam a várias reflexões e nem sempre a emoções intensas logo de cara.

Acredito que o valor desses animes e sua importância vão aumentando conforme envelhecemos. Aos 16 anos, por exemplo, eu não me imagino assistindo Gamers ou Violet Evergarden e parando durante dias para refletir sobre os acontecimentos.

Falta também explorar outras faces dessas obras que não sejam o ambiente escolar com mais frequência, mas entendo que isso talvez não seja viável financeiramente.

Filmes de animes slice of life

Acredito que o mais próximo que temos das pessoas que não são tão apaixonadas por animes ou pela cultura otaku, são os filmes de anime.

Depois que Kimi no Na wa (Your Name) abriu as portas sendo o megahit de 2016, muitas pessoas passaram a olhar para animações com mais amor, mesmo que muitas não saibam, elas assistiram animes slice of life na Netflix várias vezes.

Trilha sonora para chorar e acompanhar o restante da postagem

Your Name/Kimi no Na wa

Sinopse: Mitsuha é a filha do prefeito de uma pequena cidade, mas sonha em tentar a sorte em Tóquio. Taki trabalha em um restaurante em Tóquio e deseja largar o seu emprego. Os dois não se conhecem, mas estão conectados pelas imagens de seus sonhos.

Kimi no Na wa/Your Name

Shiki Oriori/O sabor da juventude

Sinopse: Recordações evocadas por uma tigela de macarrão, a decadência de uma bela modelo e um primeiro amor com sabor agridoce — três histórias urbanas ambientadas na China.

O sabor da juventude/Shiki Oriori

Koe no Katachi/A voz do silêncio

Sinopse: Um antigo valentão tenta fazer as pazes com uma garota surda que ele atormentava na escola. Ele acha que não merece o perdão, mas vai tentar fazer o que é certo.

A voz do silêncio/Koe no Katachi

Melhores animes slice of life

Falar dos melhores animes slice of life é complicado já que cada um marca de uma maneira diferente. O mais próximo disso que eu posso chegar disso é listar os que mais me marcaram sem colocar em ordem de preferência.

  • Gamers
  • A Place Further than the Universe
  • Citrus
  • We Never Learn: BOKUBEN
  • A voz do silêncio
  • O sabor da juventude
  • Your Name
  • Golden Kamui
  • Haikyu
  • Violet Evergarden
  • Golden Boy
  • Rascal Does Not Dream of Bunny Girl Senpai
  • Recovery of a MMO Junkie
  • Toradora (Assistindo agora)

Slice of life clichês

Todo tipo de obra possui seus clichês, desde a literatura até a animação, e no caso dos animes slice of life não é diferente. Existem coisas batidas, mas que quase sempre acabam acontecendo.

  • Os personagens sempre se sentam na janela e ficam olhando para o nada
  • O protagonista ou a protagonista sempre tem atenção de todas as pessoas do sexo oposto, ou em outros casos, ocorre o isolamento completo
  • Protagonista persistente
  • Garotas com seios grandes aparecendo o tempo todo
  • O protagonista sempre cai com a cara ou as mãos nos seios das garotas
  • Não podem faltar episódios de banhos em fontes termais onde sempre acaba rolando alguma confusão
  • Episódios onde os amigos vão até uma praia e acabam se encontrando por acaso
My First Girlfriend is a Gal

Personagens comuns em slice of life

Assim como existem alguns acontecimentos que são comuns aos slice of life e aos animes em geral, também existem algumas personalidades que são mais comuns por aqui.

  • O protagonista nerd e otaku que não consegue arrumar uma namorada
  • A garota de seios grandes que sempre aparece nos momentos mais inesperados possíveis
  • O cara popular que fica pegando no pé do protagonista
  • A garota que não consegue se declarar
  • Jogadores viciados que não saem de casa para absolutamente nada (NEET = not employed even trying)
  • Professora que acaba desenvolvendo afeto pelo aluno
  • Uma irmã fofa do protagonista
Recovery of an MMO Junkie

Slice of life seinen

Animes seinen são animes que tratam de temas mais sérios e tem como público alvo homens maiores de 18 anos. Esse gênero tem uma grande compatibilidade com animes slice of life, pela sua temática mais séria e geralmente lenta.

Se você gosta de histórias que te tragam verdadeiras mudanças e aprendizados, tenho algumas recomendações de animes nesse estilo para você.

Golden Kamuy

Sinopse: “Esta história se passa nos campos nortenhos de Hokkaido, durante a turbulenta Era Meiji. Sugimoto, um soldado que sobreviveu à Guerra Russo-Japonesa e ficou conhecido como “”O Imortal,”” precisa de uma grande quantia de dinheiro… Sonhando fazer fortuna do dia pra noite durante a Febre do Ouro de Hokkaido, Sugimoto encontra um mapa de tatuagens nas costas de fugitivos da Prisão Abashiri, que pode levar a um tesouro secreto! As magníficas paisagens de Hokkaido, fugitivos violentos e Asirpa, uma garota Ainu cheia de pureza!! Começa uma batalha de sobrevivência pelo tesouro escondido!”

Golden Kamuy

Golden Kamuy segue sua terceira temporada e eu mal posso esperar a cada semana pelos seus lançamentos. Em praticamente todos os episódios temos algumas pitadas de história e da cultura dos Ainus que viviam na região de Hokkaido.

Recovery of an MMO Junkie

Sinopse: Morioka Moriko (), 30 anos de idade, solteira e NEET. Em busca de uma vida mais recompensadora, Morioka Moriko se tornou uma NEET completa e, em suas viagens pela rede, foi parar em um jogo online. No mundo desse jogo online, Moriko começa sua nova vida como Hayashi, um jovial e belo rapaz de cabelos sedosos. Infelizmente, ela é uma verdadeira noob e morre várias vezes até que uma adorável garota chamada Lily decide lhe ajudar. Enquanto isso, na vida real, ela se choca ao conhecer um misterioso assalariado loiro de olhos azuis chamado Sakurai Yuta. O que será da vida online de Moriko?

Recovery of an MMO Junkie

Net-juu no Susume é um anime apaixonante em diversos aspectos, ainda mais por mostrar como podemos trazer pessoas do mundo virtual para o mundo real. Sendo uma pessoa que passou e ainda passa boa parte da vida no mundo dos jogos online, eu ficava com o coração acelerado cada vez que Mori-Mori enfrentava algum problema devido à mistura de acontecimentos do mundo real com o mundo virtual.

ReLife

Sinopse: Arata Kaizaki largou o trabalho que conseguiu após a formatura, pedindo demissão após apenas três meses. Sua vida não melhorou muito depois disso. Agora, seus pais estão ameaçando parar de enviar dinheiro, e querem que ele volte para o interior. Ele não tem amigos nem namorada com quem desabafar e, quando chega ao fundo do poço, um estranho homem chamado Ryo Yoake aparece. Yoake convida Kaizaki a participar de um programa de reabilitação para NEETs chamado ReLIFE. Esse programa utiliza um misterioso medicamento para fazê-lo parecer mais jovem, permitindo que ele passe mais um ano no ginásio.

Slice of life shoujo

Animes shoujo são voltados para o público feminino entre 12 e 18anos e tem foco em relacionamentos amorosos e nas emoções humanas. Geralmente o shoujo conta com garotos gentis e adoráveis além de garotas dóceis e recatadas.

Mais uma vez temos um estilo que se encaixa muito bem os nossos animes sobre o dia a dia. O ambiente escolar trazido por esse gênero e o seu grande foco nas emoções e relacionamentos, fazem com que esses dois estilos sejam praticamente inseparáveis.

Netsuzou Trap -NTR-

Sinopse: Yuma está no segundo ano do colegial, e está adorando passar os dias ao lado de seu primeiro namorado. Ao pedir conselhos amorosos a Hotaru, uma amiga de longa data que já teve diversos relacionamentos, mas esta zomba de sua inexperiência, e faz coisas com ela que nem seu namorado faz. O relacionamento entre Yuma e Hotaru começa a ficar cada vez mais íntimo, e Yuma se sente incapaz de negar o que sente pela amiga. Este drama escolar conta a história das vidas entrelaçadas destas duas garotas e seus namorados.

Netsuzou Trap -NTR-

Say “I love you.”

Sinopse: Tachibana Mei nunca teve um namorado e não conseguia nem mesmo fazer amigos. Um dia ela machuca Kurosawa Yamato, o garoto mais popular da escola, e por alguma razão ele se interessa por ela.

Say “I love you.”

Shounen pode ser slice of life?

No geral o slice of life tem todas as características contrárias ao shounen, porém ainda assim existem algumas obras que chegam perto de unir os dois gêneros.

A primeira coisa que consigo pensar ao fazer essa união são os animes escolares focados em esportes, que acabam variando um pouco entre, desenvolver os aspectos mais subjetivos da obra,, a emoção e intensidade na hora das disputas, sendo inclusive ótimos animes slice of life para iniciantes.

Haikyu!!

Sinopse: Depois de perderem para o Aoba Jousai no intercolegial, o time de voleibol do Colégio Karasuno está se empenhando ao máximo rumo ao torneio de primavera. Por isso, foi decidido que eles irão a Tóquio para um treinamento intensivo de amistosos contra Nekoma e demais times fortes da região de Touhoku. No meio de um treino de resistência, Hinata e Kageyama acabam correndo mais do que deviam e se perdem, encontrando uma pessoa inesperada no caminho…

Haikyu!!

HANEBADO!

Sinopse: Apesar de ter muito potencial para o badminton, Ayano Hanesaki prefere evitar o esporte. Mas ao conhecer Nagisa Aragaki, uma veterna que passa cada minuto de sua vida aperfeiçoando suas jogadas, ela se sente inspirada. Motivada por seu treinador Tachibana Kentarou, Ayano e Nagisa entram em quadra, disputando partidas emocionantes contra oponentes e rivais incríveis!

HANEBADO!

Protagonistas marcantes de animes slice of life

A coisa mais comum na vida de quem assiste slice of life é se apaixonar pelo protagonista. Geralmente rola uma profunda conexão já que o estilo de vida nerd quase sempre está presente.

Vou deixar aqui alguns protagonistas que marcaram minha jornada pela animação japonesa:

  • Mari Tamaki
  • Keita Amano
  • Hinata Shoyou
  • Yaegashi Taichi
  • Sakuta Azusagawa
  • Morioka Moriko
  • Uesugi Fuutarou
  • Nariyuki Yuiga

Animes slice of e a tristeza

Certa vez vi uma pesquisa que falava sobre como a maioria das pessoas tinha começado a assistir anime na pior época de suas vidas e me identifiquei bastante. Apesar de não ter começado a assistir animes em uma situação assim, até hoje essa atividade aquece meu coração.

Acredito muito que alguns estilos de anime podem contribuir muito com a nossa inteligência emocional e ajudar a superar momentos difíceis. Se tiver dúvidas disso, assista Violet Evergarden na Netflix.

Violet Evergarden

Sinopse: Violet é uma recém-chegada que começa a trabalhar na Companhia Postal CH, como uma Boneca Autônoma de Automemórias, escrevendo para pessoas que não conseguem escrever. Apesar de ser uma ex-soldado que raramente demonstra emoções, ela mostra grande respeito por Gilbert Bougainvillea, o seu superior nas forças armadas.

Violet Evergarden

Animes slice of life Crunchyroll

Sendo o único serviço de streaming oficial de animes disponível no Brasil enquanto aguardamos a chegada da Funimation em dezembro, a Crunchyroll tem um catálogo de animes slice of life imenso.

Eu assino há no mínimo cinco anos e até hoje não esgotei as possibilidades, além de toda temporada saírem novas obras do gênero. O formato com 12 episódios e finais em sua maioria abertos faz com que sejam bastante comuns em todas as temporadas.

Alguns animes slice of life da temporada de outono desse ano são:

  • <DOGEZA>I Tried Asking While Kowtowing
  • Golden Kamuy
  • Haikyu
  • Rail Romanesque
  • TONIKAWA: Over The Moon For You

Animes slice of life Netflix

Apesar de não ser focada apenas nos animes como a Crunchyroll, é possível encontrar diversos slice of life em seu catálogo, principalmente filmes de anime. Quem nunca recebeu a recomendação de ver Kimi no Na wa?

Alguns animes slice of life disponíveis atualmente na Netflix:

  • Ano Hana
  • Toradora
  • Gekkan Shoujo
  • The Promissed Neverland
  • A voz do silêncio
  • Your Name
  • Teasing Master
  • Violet Evergarden
  • O sabor da juventude
  • Fireworks: Luzes no céu
  • Sangatsu no Lion

Acredito que está na hora de eu ir comer uma fatia da vida

Espero que tenha gostado de ler tanto quanto eu gostei de escrever esse texto. Falar sobre esses animes todos me fizeram lembrar o motivo pelo qual eu assisto animes e também, o motivo pelo qual eu criei a Pousada Nerd: amor puro e sincero.

Aproveite e deixe que esses animes aqueçam seu coração assim como aquecem as bases desse blog.

Carinhosamente
Marcos Mariano

7 thoughts on “O que significa anime slice of life

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *