Planejamento anual: entenda o que é, sua importância para o negócio e como fazer um para a sua empresa

Imagine que para o ano de 2022 você queira que a sua empresa obtenha um faturamento 30% maior que o registrado no ano passado.

O que será preciso fazer para que isso aconteça? Quanto e em quê você vai precisar investir? Será que esse objetivo condiz com a realidade do seu mercado? Quais ações devem ser colocadas em prática para atingir esse objetivo?

Essas e várias outras perguntas precisam ser respondidas e documentadas em um planejamento anual.

Planejamento anual
Planejamento anual

Neste artigo, além de entender o que é e qual a importância do planejamento anual, você vai descobrir um passo a passo simples e direto de como criar um plano para o seu negócio em 2022.

O que é o planejamento anual de uma empresa?

O planejamento anual é o documento que define todas as metas e objetivos que a empresa deseja alcançar no ano que está por vir, além das ações que deverão ser colocadas em prática para que esses desejos se concretizem.

Trata-se de uma ferramenta que vai orientar a gestão do negócio nos próximos meses, sempre mantendo o pé no chão em relação à realidade da empresa e do mercado em que ela está inserida.

Qual a importância de fazer um planejamento anual?

O planejamento anual é importante para que a empresa possa atualizar suas metas e suas estratégias de negócio.

Especialmente em empresas que atuam em um mercado muito dinâmico e em constante transformação, é bem provável que o planejamento definido para o ano passado não tenha mais utilidade para o próximo ano.

O planejamento anual é também uma ferramenta para manter a empresa alinhada com a sua própria realidade, considerando fatores internos e externos que podem influenciar o seu desempenho no ano.

Com um planejamento anual bem estruturado, fica mais fácil antecipar determinadas situações e problemas e se defender de eventuais ameaças ao negócio.

Você pode gostar:  7 melhores sites de notícia sobre Bitcoin

Dessa forma, o risco do negócio diminuiu e a tomada de decisão é mais assertiva e eficiente.

Além de criar planejamentos anualmente, é importante acompanhar de perto seus resultados regularmente, entenda:

Passo a passo: como fazer um planejamento anual para o seu negócio?

Existem diferentes maneiras de você fazer o planejamento anual da sua empresa. Para te ajudar, elaboramos aqui um passo a passo com as etapas essenciais que vão te orientar nessa tarefa.

Passo 1 – Analise resultados anteriores e a situação atual do negócio

O primeiro passo para elaboração do planejamento anual consiste em fazer um diagnóstico do desempenho atual da empresa. Faça um levantamento dos resultados obtidos no último ano e em anos anteriores, buscando identificar padrões e avaliar ações que foram bem e mal sucedidas.

Dessa forma, é possível se manter realista ao traçar novas metas, objetivos e estratégias.

Passo 2 – Avalie o cenário atual do mercado

É de extrema importância que o seu planejamento anual leve em consideração a realidade do mercado. Qual sua fatia de participação (market share)? O cenário atual é favorável para o seu negócio? Quais são as previsões? Houve mudanças na concorrência?

Manter-se aliado ao momento em que o mercado se encontra fará toda a diferença no desempenho da sua empresa e te deixará mais preparado para lidar com eventuais problemas.

Uma das ferramentas mais usadas pelas empresas para analisar o mercado é a chamada Matriz de Porter, você conhece?

Então, confira tudo sobre ela neste vídeo:

Passo 3 – Estabeleça suas metas para o próximo ano

Nesse momento do planejamento, deve-se estabelecer quais são os resultados que você espera que a empresa alcance no próximo ano.

Vale lembrar que as suas metas precisam estar alinhadas à realidade da empresa. Metas que não fazem sentido para o momento em que o negócio se encontra ou que sejam praticamente impossíveis de atingir tendem a desmotivar os colaboradores e prejudicar o desempenho coletivo.

Você pode gostar:  4 formas de ganhar dinheiro no Instagram

Passo 4 – Defina um plano orçamentário

Para colocar o seu plano em prática e financiar as operações do negócio para o próximo ano, é preciso ter um capital disponível.

Sendo assim, crie um plano orçamentário, indicando quanto e como você está disposto a investir no negócio para atingir as metas estabelecidas.

Passo 5 – Crie o plano de ação

O plano de ação é o momento em que fica definido o aspecto prático do seu planejamento anual. Ou seja, é a hora de especificar quais serão as tarefas – e seus respectivos responsáveis – que as equipes deverão executar para atingir as metas desejadas.

Neste passo, deve-se estabelecer também os prazos a serem cumpridos.

Vamos lá, descubra como montar seu plano de ação agora mesmo:

Passo 6 – Monitore o seu planejamento anual

Monitore a execução do seu planejamento anual por meio da implementação de indicadores de desempenho.

Essas ferramentas vão mostrar se as suas estratégias estão gerando resultados conforme o esperado e se há necessidade de realizar ajustes pontuais.

Bom, agora que você já sabe como fazer um planejamento anual, que tal colocar em prática esse passo a passo na sua empresa?

Faça isso e conduza suas equipes a resultados de excelência em 2022.

Saiba mais sobre indicadores de desempenho (estratégicos, táticos e operacionais) e como gerenciá-los, neste vídeo:

Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software de gestão empresarial, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.

Aproveite para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do site.

Marcos Mariano
Marcos Mariano

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Artigos: 939

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.