9 melhores blogs literários 2021

Lista com os blogs de literatura que você precisa ficar de olho em 2021

Assim como eu fiz ano passado, chegou a hora de listar os melhores blogs literários que ainda estão ativos em 2021. Infelizmente alguns desses blogs estão abandonados e temos que achar outros lugares para respirar o amor pelos livros.

Separei aqui os blogs que você não vai se arrepender de acompanhar e participar. Muitos deles possuem aquele famoso concurso de “top comentarista” que além de movimentar muito a página ainda permite que você ganhe livros e leia sem gastar absolutamente nada.

Muitas pessoas acreditam que os blogs estão morrendo, porém, isso vem sendo dito há vários anos e ainda assim muitas pessoas estão vivendo disso. Então caso você queira criar um blog, saiba que ainda é possível sim, criar um blog de sucesso em 2020.

Por enquanto aprecie esses blogs incríveis feitos por pessoas que realmente amam livros e refletir sobre eles.

Roendo Livros

O Roendo Livros é um blog literário que foi criado pela Ana Clara, que curiosamente tem a mesma formação que eu e o Júlio, e é provavelmente o que eu chamaria de um blog literário clássico.

O layout do site é bonito e por muitas vezes da a impressão de estar lendo no papel, o que é muito agradável. Os textos são super agradáveis de ler e as capas são sempre cativantes, o que faz com que você sempre queira ler um pouquinho mais.

Roendo Livros
Roendo Livros

O Roendo Livros foi criado em 2013 pela Ana Clara Magalhães. É um blog voltado para o universo literário e todas as coisas legais que ele proporciona. Atualmente conta com uma equipe composta por seis meninas incríveis: Ana Clara, Alessandra, Ana Gabriela, Jéssica, Mylane e Priscila. Nosso principal objetivo é compartilhar sinceramente nossas experiências literárias — os nossos gêneros preferidos são bem diversificados — e incentivar as pessoas a lerem

Ana Clara, Roendo Livros

Conheça um pouco mais sobre o Roendo Livros

Livros cinco estrelas de 2020

Sempre em Frente & O Filho Rebelde | Rainbow Rowell

As Decepções Literárias de 2020

Os Delírios Literários de Lex

Tudo nesse blog é interessante, desde o nome até o estilo de escrita da criadora. Me identifico bastante com os textos disponíveis nos Delírios Literários de Lex. Os textos são leves e bem trabalhados, o que faz a leitura fluir fácil.

Além do blog, a Alexia também escreve livros, caso queira conferir eu fiz uma resenha de um deles, que eu gostei bastante. Ter a dedicação para escrever um blog por tanto tempo e ainda publicar livros não é para qualquer pessoa, por isso admiro muito a idealizadora do blog.

Os Delírios Literários de Lex
Os Delírios Literários de Lex

Ler e escrever são paixões tão antigas que eu não sou nem capaz de dizer quando elas surgiram. Lembro de ir à banca de jornal e ficar folheando gibis e me divertindo horrores com a Turma da Mônica. Lembro de escrever diversas histórias e de amar contar tudo que eu tinha assistido na novela no dia anterior às minhas amigas. Histórias tem um poder muito forte em minha vida, amo conhecer histórias, amo contas minhas histórias e amo imaginar tantas outras que ainda não vivi e possivelmente não viverei.

Hoje eu tenho 21 anos, estudo Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro, trabalho como redatora freelancer e tenho algumas histórias publicadas na Amazon e também no Wattpad. Meu grande sonho é viver de livros, falando de livros e escrevendo livros. Por isso comecei esse blog – o meu 3º – para poder compartilhar com vocês a minha paixão por histórias.

Aqui vocês encontrarão resenhas, com minhas críticas e elogios a tudo que leio, novidades literárias, brincadeiras e tags, desabafos e discussões acerca de livros e autores, entrevista com escritores nacionais. Aqui também saberão um pouco sobre a minha escrita, meus lançamentos, meus processos de escrever as histórias que publico e o que pretendo publicar em breve.

Pode ser que você encontre além dos livros outras paixões minhas, como músicas, filmes e séries. Pode ser que encontre muito de mim em cada pequeno post e espero que em algum momento se identifique, mas, acima de tudo, que se sinta em casa, se sinta acolhido e se sinta bem. Faço tudo com muito carinho, faço tudo isso com o desejo de fazer jus à minha grande paixão pelas palavras.

Alexia Macêdo, Os Delírios Literários de Lex

Conheça um pouco mais sobre Os Delírios Literários de Lex

6 Booktubers que você precisa conhecer!

Me Poupe, de Nathalia Arcuri | Vale a pena ler? Opinião sincera

25 Templates Literários para responder nos stories

Mundo da Fantasia

Acredito que o Mundo da Fantasia seja o blog que mais se aproxime da própria Pousada Nerd, e eu fico feliz que a Sónia passe por aqui às vezes para comentar nossas postagens.

Esse blog maravilhoso está em atividade há anos e trata de diversos assuntos relacionados a animês, mangás, literatura, doramas, filmes, séries e mais um monte de coisas que você só vai descobrir quando virar um fã como eu, que lê maioria das postagens.

Mundo da Fantasia
Mundo da Fantasia

Adoro livros, cinema, séries, doramas e animes, compartilhar as minhas opiniões e falar sobre todos esses temas.

A paixão por livros surgiu desde pequena, sempre fui uma assídua visitante da biblioteca.
Desde que vi Naruto que me tornei fã de animes em geral e daí para os doramas foi um salto!

Sou subscritora da Netflix e tenho um gato chamado Odie que mimei demais e que, por isso, acha que pode fazer tudo o que bem entende, incluindo roer os meus sapatos e o carregador do meu telemóvel como se fosse um cão.

Sobre a Sónia, Mundo da Fantasia

Conheça um pouco mais do Mundo da Fantasia

Clássicos Da Literatura | A Quinta Dos Animais, George Orwell

TOP 7 – Personagens Femininas Mais Marcantes Da Literatura

Clássicos Da Literatura | O Apelo Da Selva, Jack London

Viagem Literária

O blog Viagem Literária tem um objetivo bastante claro: incentivar a leitura. O conteúdo do blog é composto principalmente de resenhas de livros, e olha, tem uma quantidade boa delas.

A aparência do site é bastante simples e me lembra de mundos de fantasia e RPG, acredito que por isso gosto tanto. Os textos são bem escritos, bem formatados, e as resenhas contam com notas, o que facilita muito a vida do leitor caso ele esteja procurando novas leituras.

Viagem Literária
Viagem Literária

Blog literário criado exclusivamente para divulgação e incentivo à leitura por meio das resenhas dos livros lidos por mim, Fernanda, e pelas duas outras colunistas, Alice e Evelyn. O blog não tem nenhuma relação com o projeto de leitura intitulado “Viagem Literária”.

Nanda Assis, Viagem Literárias

Conheça um pouco mais do Viagem Literária

Corpos Ocultos – Caroline Kepnes

O primeiro dia do resto da nossa vida – Kate Eberlen

Um conto de duas cidades – Charles Dickens

Canto Cultzíneo

O Canto Cultizíneo é um blog que conta com resenhas de livros, filmes e séries. O blog existe desde 2011, então da pra imaginar a quantidade de conteúdo que ele póssui né?

Os menus são super organizados e é possível encontrar praticamente qualquer coisa do blog através deles. Isso pode parecer algo simples, mas muitos blogs pecam nisso e acabam se tornando um verdadeiro labirinto.

Canto Cultzíneo
Canto Cultzíneo

De Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Bem vindos ao blog Canto Cultzíneo, antigo blog Obsession Valley, criado em Fevereiro de 2011, com intuito de compartilhar opiniões sobre livros, filmes, séries e outras coisitas. Quer saber mais? Clique Aqui.

Nana Barcellos, Canto Cultzíneo

Conheço um pouco mais do Canto Cultzíneo

Livro: Quase Rivais – J. Sterling

Não é Você, Sou Eu #2

Livro: Terror a Bordo – Vários Autores

Ler para divertir

O Ler para divertir existe desde 2013 e, assim como os outros, conta com diversas resenhas de livros e também com o concurso de “top comentarista”. A quantidade de conteúdos e as constantes atualizações me deixam animado para acompanhar o blog.

Algo que me encanta muito nesse blog é a qualidade das capas das postagens. Todas elas possuem uma qualidade absurdamente alta e têm o logo do site, o que deixa tudo com um toque profissional além de belo.

Ler para divertir
Ler para divertir

Capixaba e leonina, analista de sistemas de profissão e uma leitora compulsiva de coração. Ler é meu prazer e minha paixão! Aqui gostaria de compartilhar com todos o prazer da leitura. Sejam Bem Vindos!

Gisela Manicucci Bortoloso, Ler para divertir

Conheça um pouco mais do Ler para divertir

[Bookserie] Engenharia Reversa: Parte LII – Herança

Sempre em Frente: Carry On, Vol. 01 – Trilogia Simon Snow [Rainbow Rowell]

Com Sangue [Stephen King]

Gramatura Alta

Com um nome no mínimo interessante, o Gramatura Alta faz jus ao seu nome e traz um conteúdo de altíssima qualidade. Se tratando de blogs literários não da para fugir muito das resenhas literárias, reflexões e indicações de leitura.

De todos os blogs literários que eu acompanho esse é o que parece ser mais sério e profissional, indo muito além de um passatempo para os colaboradores. Mais uma vez temos um layout cativante e capas editadas com todo o amor do mundo.

Gramatura Alta
Gramatura Alta

GRAMATURA ALTA foi criado lá atrás em 16 de julho de 2015. Surgiu da vontade de comentar sobre livros, quadrinhos, filmes e séries de forma livre. Atualmente, o blog conta com SEIS colaboradores. Todos os textos publicados no blog, são produzidos pela equipe, de forma exclusiva e totalmente isenta. Acredito que isso é fundamental para produzir um conteúdo de qualidade e de respeito ao público.

Carlos, Gramatura Alta

Conheça um pouco mais do Gramatura Alta

MEIA-NOITE, EVELYN!

TROCAS MACABRAS

ENQUANTO ESTIVERMOS JUNTOS – LIVRO+FILME

Coisa de Mineira

Chegamos ao penúltimo blog da nossa lista com algo um pouco diferente: um blog que além de falar sobre livros, fala sobre doramas e teatro. Quem me conhece sabe que o teatro foi um ponto de mudança muito importante em minha vida.

Por esse motivo esse blog tem um lugarzinho especial no meu coração. Se você quer ver algo um pouco diferente do que viu nas outras opções até agora, não pode deixar de conferir esse blog. Acredito muito que em algum lugar dele você ira encontrar algo interessante.

Coisas de Mineira
Coisas de Mineira

A mineira de 29 anos, Letícia Pimenta, criou o blog “Louca Escrivaninha” em 2012 com o pensando em contar um pouco sobre os livros que estava lendo. Em 2013 ela fundou o #ClubedolviroBH o maior clube de leitura continuo na capital Mineira e que já teve mais de 22 edições e mais de 5 mil participantes e hoje conta com o apoio cultural das principais editoras do pais e a fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Dois anos depois de sua fundação o blog foi ganhando visibilidade e por meio dele conheceu outros apaixonados pela leitura. Depois disso, Letícia começou a escrever sobre outros assuntos além de livros e para mantê-lo mais pessoal decidiu colocar o nome “Coisas de Mineira”. Hoje, o blog conta com mais quatro colunistas que escrevem sobre livros, filmes e séries.

Letícia Pimenta, Coisas de Mineira

Conheça um pouco mais do Coisas de Mineira

A SONATA PERFEITA – ROSE TREMAIN | RESENHA

SOUL | A NOVA ANIMAÇÃO ENCANTADORA DA PIXAR

DONA DO PODER – KIERSTEN WHITE | RESENHA

Pousada Nerd

A Pousada Nerd oscila entre o mundo dos livros, animês, mangás, filmes e séries. Aqui você pode encontrar várias resenhas sobre livros que marcaram nossas vidas, além de comparações entre livros e filmes e indicações de leitura.

Pousada Nerd
Pousada Nerd

Um dos nossos principais objetivos é tentar criar uma conexão entre o Universo literário e todos os outros que abordamos. Se você gosta de literatura, mangás, animês e um pouco de bom humor você com certeza devia conhecer um pouco mais sobre o blog.

Conheça um pouco mais sobre a Pousada Nerd

Como criar um blog de sucesso em 2021

O Teorema de Katherine: Resenha

O que os jovens leem atualmente?

Essas são todas as indicações que eu tenho de blogs sobre livros para acompanhar nesse ano que se inicia com tantas novas possibilidades. Se tiver algum blog interessante e ativo para adicionar à lista deixe nos comentários.

Carinhosamente
Marcos Mariano

7 comentários em “9 melhores blogs literários 2021”

  1. Olá,
    Vi o link do seu post pelas estatísticas do Blogger e encontrei meu blog – o Canto – nessa lista linda, cheia de blogs que estou sempre de olho.
    Muito obrigada pela menção e suas palavras.
    E muito feliz de ver a Ana do Roendo por aqui também, ela faz um trabalho incrível. Superfã das resenhas dela.

    Já adicionei seu site na minha lista de blogs para acompanhar também. 🙂

    Responder
    • Olá,

      Fico feliz que tenha me encontrado pelas estatísticas, eu fiquei de mandar mensagem para todos os blogs citados, mas acabei me enrolando, sou péssimo com redes sociais.

      Eu amo a Ana do Roendo também, admiro muito o trabalho dela e ela é sempre super atenciosa.

      Obrigado por nos acompanhar também, espero que encontre coisas interessantes por aqui.

      Um beijo

      Responder

Deixe uma resposta