8 profissões para quem gosta de ler

Se eu amo ler, com o que eu deveria trabalhar?

Se você gosta de ler desde pequeno, ou criou esse hábito depois de certa idade, provalvemente já se perguntou qual seria uma boa profissão já que gosta tanto de ler.

Infelizmente no Brasil viver da escrita ainda é uma missão um pouco difícil, exigindo muitas vezes que você entenda de outras coisas como tecnologia ou marketing.

Profissões para quem gosta de ler

Listei aqui algumas profissões, formais ou informais, que exigem um certo gosto pela leitura. Não é nada muito revolucionário, mas pode ser um bom ponto de partida para pensar em coisas que você gostaria de fazer.

Jornalista

Acredito que jornalista é uma das profissões que mais tem a ver com quem gosta de ler. Uma das principais características da profissão é a busca constante por novas informações, em seguida, redigindo elas de uma maneira que seja interessante para o público-alvo.

Mesmo que a primeira imagem que nos venha à cabeça quando se fala em jornalismo seja o Willian Bonner apresentando o Jornal Nacional, um profissional formado em jornalismo faz muitas outras coisas, entre elas:

  • Redator
  • Repórter
  • Assessor de imprensa
  • Chefe de reportagem
  • Editor
  • Repórter investigativo

Com os avanços das redes sociais e dos portais de notícia online, cada vez mais são necessárias pessoas que escrevam bem e conheçam a norma culta língua. Com certeza não existem ninguém mais qualificado para isso do que quem gosta de ler.

Professor

Independente da área de atuação, um professor é alguém que precisa estar constantemente se atualizando sobre praticamente todos os assuntos. Consequentemente, espere uma boa quantidade de leituras para fazer.

Professor, o eterno aprendiz

Claro que um professor de língua portuguesa, história ou sociologia vão ter uma carga de leitura bem maior, mas eu garanto que todos vão ter que exercitar a leitura para melhorar e estimular a interpretação de textos e obtenção de novos conhecimentos.

Bibliotecário

Trabalhar em uma biblioteca pode parecer um mar de rosas, mas não é. Digo isso porque trabalho em uma como auxiliar e sei bem do que estou falando. Infelizmente não da para ficar lendo livros o dia todo, como se a vida fosse um animê.

Como é trabalhar em uma biblioteca?

Apesar de o profissional de biblioteconomia não ler de fato os livros, mas sim trabalhar com a catalogação e organização desses livros, essa é sim, uma ótima profissão para quem gosta de ler.

Você vai passar seus dias no ambiente que mais gosta e ainda terá acesso a uma quantidade imensa de livros. Eu mesmo tive acesso a dezenas de livros simplesmente por estar em um ambiente propício.

Historiador

Um historiador ou uma historiadora é alguém com profundos conhecimentos sobre a história do mundo desde o seu surgimento até agora. Não preciso nem dizer que esses são um dos maiores leitores que temos não é mesmo?

Me lembro de ter uma professora de história que devorava praticamente todos os livros que encontrava pela frente, procurando em cada um deles, algum detalhe perdido que pudesse enriquecer a aula.

Agora imagine um professor de ensino superior que trabalha fazendo pesquisas sobre um assunto em específico. Provavelmente ele passa boa parte do seu tempo lendo livros e artigos das mais variadas fontes.

Tradutora ou tradutor

Outra profissão que possui uma relação bem íntima com a leitura é a de tradutor ou tradutora. A pessoa que trabalhar com essa atividade vai estar constantemente lendo diversos tipos de obras.

Trabalhe com tradução

É possível também se especializar em gêneros específicos para conseguir empregos melhores e se tornar mais eficiente. Já pensou em traduzir mangás alguma vez na vida?

Copywritter

Aqui entramos em uma profissão que eu queria que fosse mais conhecida e valorizada. O copywriter é o responsável escrever textos envolventes sobre marcas ou produtos para campanhas publicitárias, ou marketing de conteúdo.

Venda produtos com os seus textos

A principal habilidade aqui é conseguir transmitir um sentimento com a mensagem, o que nem sempre é fácil. Atualmente essa profissão está em alta com todo o avanço da internet. Tudo que você aprendeu com os livros que tanto leu será útil aqui.

Além disso, você também vai ler bastante sobre marcas e produtos para criar bons textos.

Produtor de conteúdo

Qualquer pessoa que te diga que não é possível viver da produção de conteúdos para a internet na forma de texto provavelmente está tentando te levar por outro caminho. Diversas pessoas estão vivendo disso e mostrando os resultados para o mundo constantemente.

Nerd de Negócios, Como ganhar dinheiro com blogs

Aqui além de gostar de ler e escrever, é importante ter amor por alguma coisa que você possa produzir conteúdo. No caso da Pousada Nerd isso varia principalmente entre animês e livros.

A vantagem dessa profissão é que ela pode começar como um trabalho de meio período e ir evoluindo conforme sua audiência crescer.

Caso queira aprender como criar um blog passo a passo clique aqui.

Escritor de livros

Apesar de ser a opção menos realista entre todas as outras, considerando a situação da leitura no Brasil, ser escritor é uma opção. Porém, diferente das outras profissões, acredito muito que escrever livros funcione melhor quando você já está estabelecido em alguma área.

Um exemplo disso seria um professor de uma universidade que publica um livro sobre a área que ele leciona, ou até mesmo um blogueiro que depois do sucesso decide contar sua história de vida.

Que tal acompanhar algumas dicas de leitura da Pousada Nerd?

Hoje falamos sobre diversas profissões que podem ser interessantes para pessoas que gostam de ler, então gostaria de deixar uma reflexão para você: “O brasileiro realmente não gosta de ler?”.

Deixe seu comentário caso tenha alguma sugestão, e caso queira começar a escrever seriamente, colabore com a Pousada Nerd.

Carinhosamente
Marcos Mariano

4 thoughts on “8 profissões para quem gosta de ler

    1. Estou bem e você Carol?

      Que interessante que você trabalha com o que gosta, mesmo que não seja exatamente na área.

      Dei uma olhada no link que você deixou e achei o blog super interessante e profissional.

      Um beijo e se cuida

  1. OLA
    legal esse post. deve ter sido uma experiencia muito boa ter trabalhado em uma biblioteca ,pois possivelmente voce conheceu varios titulos
    .Copywritter já tinha visto esse termo mas não sabia do que se tratava porque . não é um termo que se usa muito .

Deixe uma resposta