Tecnologia

O que é convergência tecnológica?

Entenda como a convergência tecnológica afeta nossas vidas

Quando falamos em convergência tecnológica, estamos lidando com tendências de mercado que devem atrair cada vez mais a atenção das organizações, principalmente na área de TI.

Num mundo cada vez mais digital, com as ferramentas disponibilizadas pela internet e com necessidade de valorizar um conteúdo, produto ou informação e apresentá-lo de forma eficaz a diversos públicos, a convergência digital e tecnológica surge como uma solução eficaz, capaz de integrar todos os elementos tecnológicos baseados em um objetivo.

Especificamente, convergência tecnológica é entendida como a interligação das tecnologias informáticas e da informação, com o agrupamento de elementos multimídia e redes de comunicação, equação que decorre da evolução da internet e do advento de novas formas de comunicação e espaços para tal.

Para que você saiba mais sobre esse assunto, mostraremos como a convergência de tecnologia pode afetar sua empresa. Agora entenda como isso realmente contribui para o seu trabalho.

O que é convergência tecnológica?
O que é convergência tecnológica?

Afinal, o que é convergência tecnológica?

O progresso tecnológico é medido pelo cumprimento de metas com menos recursos (tempo, energia, dinheiro, etc.). Quando um único dispositivo ou tecnologia pode realizar múltiplas tarefas, temos a chamada fusão tecnológica.

Um smartphone típico é um bom exemplo: era exclusivamente para fazer e atender chamadas, o equipamento que usamos hoje permite trocar mensagens instantâneas, reproduzir e gravar fotos e vídeos, acessar a Internet e assim por diante.

A concentração de tecnologia em múltiplos fluxos permite uma abordagem mais diversificada.

Como a convergência tecnológica pode impactar a sua empresa?

É importante que você saiba que a convergência tecnológica permite que você acelere a transformação digital da empresa.

O principal impacto dessa abordagem na organização inclui a transformação digital da empresa, reduzindo custos operacionais e gerando mais vantagens competitivas sobre os concorrentes.

Tudo isso faz com que o negócio cresça de forma disruptiva em todas as áreas. A inovação trazida pela integração tecnológica ainda permite que a empresa tenha uma infraestrutura mais moderna.

Isso permite que as empresas tenham infraestrutura interna avançada para garantir automação de processos, desempenho, segurança, flexibilidade e escalabilidade a um custo acessível.

Como tirar proveito da convergência tecnológica dentro do seu negócio?

Você pode adotar imediatamente um plano de ação para aproveitar as vantagens da convergência tecnológica. Aqui estão algumas de nossas sugestões:

  • Verifique permanentemente o que pode ser integrado na estrutura da sua empresa, ou nos serviços relacionados a fornecedores e parceiros;
  • Preste atenção em quais informações podem trazer um retorno positivo do investimento para a organização;
  • Preste muita atenção às tendências de TI, procure referências semelhantes a este artigo e relatórios de consultores profissionais.

Principais benefícios da Convergência Tecnológica

  • Economiza muito mais tempo e recurso;
  • Encoraja a aceitação de novos produtos no mercado;
  • Melhora o desempenho humano;
  • Fornece novas ferramentas de comunicação;
  • Reduz custos operacionais.

Mas que inovações podem promover a integração tecnológica? Bem, a nuvem desempenha um papel fundamental aqui porque permite essa estrutura unificada.

Em outras palavras, é um modelo de trabalho online que pode fornecer soluções mais flexíveis para problemas de fluxo de dados e armazenamento.

A convergência tecnológica nos faz enfrentar novos horizontes

Com a integração da tecnologia, como gerente de TI, você precisa adotar uma abordagem de liderança estratégica e proativa na transformação dos negócios.

Isso significa que as funções puramente operacionais acabaram. Mesmo ao recrutar pessoas, como gerente, você deve buscar as qualificações certas para as novas expectativas técnicas. A integração da tecnologia tirou os gerentes de TI de sua zona de conforto. Diante dessa revolução, as opções são apenas duas: assumir a liderança no processo de transformação digital ou perder o sentido para sempre.

Qual é a papel da convergência tecnológica na sociedade?

A convergência digital e / ou tecnológica é um fenômeno que implica um maior incremento dos campos digitais, que cumprirá a função de responder aos apelos dos consumidores da sociedade e aplicá-la em todos os aspectos da vida (negócios, comércio, informação, etc.).

A convergência tecnológica também tem se beneficiado de uma corrida para gerar dispositivos e formas cada vez mais rápidas e avançadas de atender a essa integração que visa levar informações a todos os cantos do planeta.

Isso gera uma das vantagens mais importantes que a humanidade tem hoje: a capacidade de encurtar distâncias e interconectar todo o planeta, independentemente de estar do outro lado do mundo a informação viaja em segundos.

Outra grande possibilidade que este avanço oferece é poder aproveitar todos os elementos multimídia que podem ser construídos em um mundo digital e divulgá-los em múltiplas plataformas, ou seja: podemos consumir as mesmas informações, apresentadas de maneiras diferentes, em todos os tipos de dispositivos.

O mundo digital também abriu a possibilidade de aproveitar este fenômeno da convergência digital, no campo dos meios de comunicação.

Aqui, o surgimento das plataformas digitais (mais especificamente as redes sociais), são o ponto-chave para se conseguir a integração de conteúdo, um ou mais, em diferentes suportes.

Uma grande vantagem é a presença de diversas ferramentas multimídia, como a possibilidade de ter em mãos fotos, textos e vídeos, que podem fazer parte de uma estratégia digital de conteúdo único e podem ser distribuídos através de redes sociais, web, etc.

A área onde essa integração mais se beneficia são os negócios: empresas buscam a convergência tecnológica para criar modelos de comunicação nos canais digitais, que lhes permitam ampliar sua audiência e conquistar uma vantagem competitiva em energia elétrica, atraindo assim mais clientes em potencial, de fato a tecnologia só veio para agregar valor aos grandes negócios.

Espero que esse conteúdo tenha ajudado a entender o que é convergência tecnologia e quais impactos no geral ela proporcionou no mercado. O que achou? Compartilhe conosco a sua opinião!

Carinhosamente
Marcos Mariano

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *